A energia de um canto grupal, encerrou a vivência musical ” Crescer Cantando” quando o Prof. José Carlos Bago d’Uva , autor do livro Crescer Cantando, que veio de Portugal para transmitir seu método, decidiu, unir em um só canto, construindo para a ocasião, um coro com os monitores, professores, pais e crianças das escolas da cidade de Carmo da Cachoeira, localizada no estado de Minas Gerais, Brasil. Sobre isto o professor afirma ” O canto coral propicia, em toda comunidade, uma nova e melhor dimensão da realidade… levamos nossa arte a uma dimensão espiritual”, acrescenta, “essa  é minha bandeira”.

O workshop que inciou no domingo, 3 de março, encerrou-se na quinta passada, dia 7 deste mês. O evento se desenvolveu no prédio da Arte e Educação desta cidade, pertencente ao Setor Educação da Casa Luz da Colina, afiliada da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) .

 

DINÂMICA HARMONIOSA

O local esteve muito mobilizado. As crianças distribuídas por idade, passaram em turnos, pela aula interativa do mestre. Também, José Carlos, partindo de sua premissa de que “o método que proponho pode apoiar o trabalho que já existe”, nesse dia final preparou professores, monitores e pais.

Cabe destacar que dias antes, amorosamente, o maestro aceitou fazer com um grupo de idosos do setor de cura da Casa Luz da Colina, uma atividade paralela à programação do workshop. As idosas, seguindo as instruções do professor, com as limitações de cada uma, conseguiram participar. Criou-se um ambiente harmônico, onde por uma hora aproximadamente voltaram a ser crianças e esqueceram suas enfermidades, dores e situações. Valentemente aceitaram  o desafio  e se entregaram à vivência.

Em relação ao ensinamento compartilhado durante a vivência, José Carlos disse: “foi maravilhoso o que se realizou, desde o trabalho com as crianças e adolescente, até a tarefa com os adultos e idosos. Como indivíduos, a vivencia permitiu que fossem destacados seus valores genuínos de respeito, solidariedade, fraternidade e foi muito bom confirmar, uma vez mais, como o canto coral abre o sorriso do coração a quem, através dele, se deixa levar…”

 

SOM COMO EXPRESSÃO DA ALMA

“… O principal é que temos que contatar com o som, atentos ao que se encontra por detrás do que está acontecendo, estar ai, muito conectado porque é o som que nos trabalha profundamente”. Trigueirinho.

Participantes da vivência musical compartilharam sua experiencia:

Maria Eduarda Fernandes, 12 anos, que cursa o 7 ano na escola Prof. Wanderley Ferreira de Rezende, situada na cidade de Carmo da Cachoeira, se mostrava muito emocionada e com um grande sorriso, expressou: “encantei-me com tudo o que aprendi, muitas canções, exercícios para que minha voz seja melhor escutada, fazer jogos de vozes e cantar com os adultos, como um coro. Gostaria de aprender mais e fazer outra vivência.”

Helena Aparecida Fernandes, professora de música da Escola Parque Tibetano da Cidade de Carmo da Cachoeira e membro do coral da Comunidade-Luz, manifestou: “Particularmente estou encantada porque o método do Prof. José Carlos para trabalhar tanto com crianças como com adultos. Resultou num grande estímulo para nos abrirmos, cada vez mais à vibração do som. Sem dúvida que com minha companheira, a outra professora, colocaremos o coração e poderemos tentar implantar este método. Foi ótimo”.

Keyla Vazo de Jesus Said, pertencente ao coral da Comunidade-Luz está fazendo uma experiencia para trabalhar como monitora e apoiar o coro, tanto de adultos como de crianças. Sentiu-se encantada durante toda a vivência e muito satisfeita com o método. “Considero que o método é completo, profundo, que não se limita apenas à técnica vocal porque seus exercícios ajudam a todo individuo que os recebe. É integral, nos aspectos físico, emocional e espiritual”.

Elshaddaina, diretora do coro da Comunidade-Luz disse: “este ensinamento de José Carlos foi muito bom, trouxe frescor, nos recordou o lado lúdico da vida”. E acrescentou, “também gostei a entrega que faz desde sua alma. É contagiosa, torna-se um com o som. Observa-se que basta que a pessoa se conecte com sua alma, aparece a vontade de cantar todo o tempo. É que a alma é assim, sua natureza é a felicidade e consegue expressa-la por meio do som, da música de uma canção”.

Crescer Cantando através da vivência musical deixa um grande impulso para continuar com este trabalho transformador a partir do som e com a construção de uma energia grupal, em perfeita harmonia com o Plano Maior.

“Sim, aos olhos das estrelas e de toda a imensidão do Cosmos, podemos ser a manifestação de sua luz. Poderemos irradiar, como espelhos, a felicidade, a unidade e a harmonia que a música, quando feita em conjunto, acende em nossas essências”. José Carlos Bago d’Uva.

Whatsaap (+ 55) (035) 998118607

www.casaluzdelacolina.org.br