Neste período crítico que o mundo enfrenta, o Núcleo-Luz de Figueira em Brasília Sagrados Reinos, filiado à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), prepara uma boa parte de seu terreno para a produção de hortaliças que serão distribuídas nas comunidades de baixa renda da região, além de suprir as necessidades do próprio Núcleo e de membros da Rede-Luz do Distrito Federal.

Durante estes últimos meses, o solo foi preparado, a irrigação feita, as sementes lançadas e aos poucos começam a surgir os primeiros resultados.

Núcleo-Luz em Brasília inicia hortas orgânicas

De acordo com a junta coordenadora do Núcleo-Luz, “os desafios são grandes, mas tudo acontece para incentivar os membros do grupo a crescer e a trabalhar pelo bem comum”.

Entendendo o projeto de plantios

Somadas as áreas exclusivamente destinadas à produção, são 7,3 hectares, que representam 34% da área total do Núcleo, com potencial para produzir 146 toneladas de alimentos orgânicos por safra, considerando uma produtividade média de 20 toneladas por hectare.

O terreno foi dividido em três áreas, e atualmente a área 1 já se encontra em produção, enquanto as áreas 2 e 3 estão na fase final de montagem da irrigação para adubação verde até outubro, quando inicia-se o ciclo de chuvas.

Para que a tarefa fosse colocada em prática, foi necessário um planejamento anual detalhado, realizado pela Junta de Coordenação e com o envolvimento de todos os colaboradores, que se colocaram à disposição para o que fosse necessário, sempre respeitando as normas sanitárias impostas pelas autoridades.

“O impulso recebido era forte e a vontade de responder ‘sim’ era também forte. Tínhamos o apoio orante do grupo de sustentação do Núcleo, além das ajudas internas e externas que recebemos de toda a Obra”, cita madre Isabel.

O Núcleo conta com 15 hectares de mata nativa preservada, que representa 70% da área total, e a área de produção foi dividida da seguinte forma:

Área 1– uma pequena horta de 600 m² para hortaliças de ciclo curto (30 até 45 dias), já em produção, próximo ao acesso ao rio Pipiripau. A irrigação é toda por gravidade, com mangueiras tipo Santeno, abastecida com água do córrego que cruza o Núcleo e provê o lago inferior.

 Área 2– horta de 1,4 hectares destinada a culturas de ciclo médio (60/90/120 dias), em implantação na parte intermediária do Núcleo. A irrigação é toda por gravidade, com sistema de aspersores, abastecida com água das nascentes altas do Núcleo que suprem o lago superior.

Área 3– horta destinada à produção de culturas anuais ou perenes, subdividida em três partes: a primeira parte conta com 1,7 hectares, irrigados pelo mesmo sistema da área 2, e as demais partes desta área somam 4,14 hectares que serão destinados a culturas anuais durante o ciclo de chuvas.

Beleza e harmonia na convivência entre os Reinos da Natureza

Numa área rural situada no Planalto Central, no Distrito Federal, surgiu um Núcleo-Luz ligado aos Sagrados Reinos da Natureza. É chamado desta forma porque seus membros o consideram “expressão de Deus na Terra”. São 21 hectares de natureza exuberante, onde os quatro Reinos da Natureza convivem em harmonia entre si.

Existem representantes bem expressivos no Núcleo. É o Reino Animal que dá vida e movimento ao local: cavalos, gatos, cães, pássaros, araras, peixes, tartarugas e um jacaré – isso mesmo, um jacaré – convivem pacificamente. O Reino Mineral é abundante e transborda em várias nascentes, lagos e cursos de água perene com minúsculas cachoeiras. E o Reino Vegetal, que domina vigorosamente a área, com árvores frutíferas, mata preservada, cerrado, pastagem, agora se oferta em forma de alimentos.

Núcleo-Luz em Brasília inicia hortas orgânicas