No último final de semana do mês de abril, o grupo da Rede-Luz em Brasília, Distrito Federal, Brasil, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizou um bazar para ajudar o Reino Animal. A quantia arrecadada será usada para atender as necessidades de cerca de 40 animais recolhidos das ruas.

reino_animal_df_1O serviço abnegado prestado ao Reino Animal é realizado pela irmã Shakty em sua própria casa, adaptada para receber cães e gatos abandonados que são recolhidos das ruas, muitos com doenças graves. Lá ela criou o ‘Lar provisório Santa Clara de Assis’. Ao serem acolhidos, os animais recebem todos os cuidados necessários: são vacinados, castrados, vermifugados e, quando se tornam saudáveis, são colocados para adoção. Os doentes graves, na maioria das vezes não são acolhidos para novos lares e permanecem recebendo os cuidados de forma compassiva.

reino_animal_df_bazar2O fluxo de animais que passa pelo local é rotativo. No mês de abril, Shakty estava com 32 gatos e 4 cães, que se encontram doentes, e mais uma cadelinha que foi deixada lá para dar cria. As despesas com ração, medicação, consulta com veterinário, auxiliar doméstica, manutenção de gaiolas e canil chegam a quase sete mil reais por mês, ultrapassando o seu orçamento doméstico.

reino_animal_df_bazarO grupo da Rede-Luz em Brasília, que costuma se reunir e realizar mutirões na casa da cuidadora, organizou o bazar para ajudar na sustentação deste serviço. Além da organização, os membros da Rede-Luz colaboraram com doações e adquiriram roupas e objetos do bazar.

O local escolhido para o bazar foi a Vila Planalto, local próximo a última aparição da Virgem Maria em Brasília. ‘A Vila Planalto é um símbolo da resistência dos pioneiros, trabalhadores que arregaçaram as mangas e, efetivamente, ergueram a cidade centro do poder no país. A Vila foi criada em 1957, para abrigar os diversos acampamentos de trabalhadores das construtoras que erigiram a nova capital’, explica Helda Pinheiro, uma das coordenadoras da Rede-Luz em Brasília.

reino_animal_df_4Nessa vila moram também pessoas carentes e o bazar serviu também para ajudar os moradores locais a adquirirem peças boas e novas com preços baixos. Durante o bazar também foi feita a divulgação do livro ‘Viver o Amor aos Cães’ e outros livros da Irdin Editora.

Há quatro anos o grupo realiza bazares sem fins lucrativos, com o objetivo de promover ações de ajuda humanitária e ao Reino Animal.
‘Sentimos que a tarefa do bazar une todo o grupo com uma energia boa e com muita alegria’, disse Helda.