“Amor que une. Arte que cura. Paz que constrói”

(mensagem escrita no muro da Casa das Crianças durante a Jornada da Juventude Missionária pela Paz, em Belo Horizonte)

Muro da Casa das Crianças

Considerada um fruto abençoado da marcante repercussão do Festival da Juventude pela Paz, que ocorreu em Belo Horizonte (MG), no final de abril deste ano, a Jornada da Juventude Missionária pela Paz também aconteceu na capital mineira, desta vez no fim de maio. Na ocasião do Festival, houve uma “mesa redonda”, na qual um dos temas expostos foi a atuação missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Nesse impulso, surgiu a ideia de promover uma vivência missionária nos dias 25, 26 e 27 de maio, com convites a todos os jovens que foram cadastrados durante o Festival.

Superando a crise

Pintando o muro

Imer, experiente missionário da Fraternidade, junto com alguns jovens missionários, vieram da Comunidade-Luz Figueira, em Carmo da Cachoeira (MG), para apoiar a Jornada em Belo Horizonte. Um fato digno de nota é que, nos dias em que aconteceu a Jornada, o país estava atravessando um momento crítico. A greve dos caminhoneiros, ocasionada pela crise decorrente do aumento no preço dos combustíveis, causou desabastecimento em todo o país, deixou muitas rodovias estaduais e federais fechadas, grandes congestionamentos e pouca disponibilidade de transporte, gêneros alimentícios e até medicamentos. Apesar desse contexto, os jovens superaram a situação, marcando presença nos três dias da Jornada.

Sede da Campanha da Juventude pela Paz

No dia 25/5, a pauta foi pintar o muro da Casa das Crianças. A Casa, que é uma extensão do Núcleo-Luz Sagrado Céu, acolhe várias atividades: grupos de oração; atendimentos psicológicos e odontológicos; aulas de música para crianças e adolescentes; oficinas de costura, contação de história para diversos tipos de público, entre outras tarefas. E, agora, será também a sede da Campanha da Juventude pela Paz em Belo Horizonte.

Pintando a casa

O muro branco vinha sendo constantemente pichado. Então, surgiu a ideia de se fazer uma pintura de revitalização. Além de embelezar a entrada da Casa, a estratégia de pintar também teve a finalidade de evitar novas pichações, porque os pichadores, normalmente, respeitam esse tipo de arte. Cerca de 15 jovens participaram da atividade, alguns deles pela primeira vez no grupo.

Ação humanitária na comunidade

Já no sábado, dia 26/5, foi realizada uma ação humanitária na casa de uma senhora que mora em uma comunidade carente chamada Vila União, próxima à Casa das Crianças. Uma parte do grupo de jovens missionários pintou algumas paredes da casa, limpou o telhado e trocou algumas telhas de amianto por peças de material transparente, para clarear o ambiente, que tinha pouca iluminação. Além disso, a outra parte da equipe ficou em uma pequena praça, realizando atividades lúdicas e musicais com as crianças da comunidade. Nesse segundo dia, por volta de 25 jovens participaram da vivência.

Auxílio aos Reinos da Natureza

Harmonização do canil

No último dia da Jornada, 27/5, a tarefa foi de auxílio aos Reinos da Natureza. A ação ocorreu em um canil, que alberga 70 cães e 30 gatos. O coordenador do local, Franklin de Oliveira, antigo militante da causa animal, praticamente cuida sozinho de todos os bichanos. Assim, o grupo, que contou com a participação de 12 jovens, auxiliou na limpeza e na harmonização do espaço.

Jornadas em São Paulo e em São Carlos

A Jornada da Juventude Missionária pela Paz ativou formalmente o espírito missionário na consciência do grupo de jovens em Belo Horizonte. O objetivo é manter as atividades, dando prosseguimento aos trabalhos iniciados. A ação humanitária é uma das ramificações da Campanha da Juventude pela Paz. Nesse sentido, estão previstas Jornadas da Juventude Missionária pela Paz nas cidades de São Paulo (dias 22, 23 e 24 de junho) e São Carlos (dias 29 e 30 de junho e 1º de julho).

Mais informações:

www.juventudepelapaz.org

grupojovembh@gmail.com