A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional desenvolve várias atividades direcionadas aos refugiados nos cinco abrigos que administra em Roraima, estado brasileiro que mais recebe a população que foge da crise na Venezuela. Entre essas atividades, muitas são educacionais, realizadas em parceria com o ACNUR – Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados, e aplicadas por educadores sociais, voluntários na Fraternidade.

Oficinas de arte, de roda musical, de alfabetização integrativa, de português interativo, de reforço escolar, recreativas, esportivas e de horta agroecológica são algumas das principais nesse campo. Os responsáveis por esses programas educativos ressaltam que eles colaboram “para a promoção da resiliência psicossocial neste cenário de visível vulnerabilidade”. A partir disso, é possível reconstruir “diariamente um ambiente acolhedor para a aquisição de habilidades e desempenhos intelectuais, emocionais e inter-relacionais que fomentem a esperança junto aqueles cuja única perspectiva, não raro, é recomeçar”.

No Abrigo Pintolândia, localizado em Boa Vista, capital de Roraima, e onde estão refugiados venezuelanos indígenas, mais de 100 crianças e jovens participam de diversas atividades educativas diariamente. No curto vídeo, um flagrante da Oficina Horta Agroecológica, ministrada por Frei Antonio Jazmín del Divino Espíritu, voluntário na Fraternidade, que caiu no gosto da criançada do Abrigo, como o pequeno Yordi Gonzalez. A atividade estimula na criança também o respeito e a harmonia com o meio ambiente.