Com a proposta de uma integração e fortificação amorosa entre os membros dos grupos de serviço do Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo e o da Escola Arte Educação, unidade da Casa Luz da Colina, uma alegre e colorida atividade de serviço foi realizada no último dia 4 de setembro em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. A tarefa foi desenvolvida com 42 crianças, numa construção da Unidade e Fraternidade. Algumas mães de alunos participaram como voluntárias, dando apoio aos oito membros Rede-Luz de São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo.

Atividades

Pela manhã, o trabalho teve inicio com uma roda de confraternização e apresentação do grupo às 24 crianças. Em seguida todas elas foram convidadas para a oficina do coração, onde a proposta foi a de realizar uma almofadinha no formato de coração, atividade plenamente aceita pelas crianças. Mobilizadas com as novidades e com o empenho trabalhado nas oficinas do tear, as crianças receberam as primeiras noções de costura e finalizaram a manhã com um lanche.

Pela tarde, as atividades foram realizadas com um grupo de 18 crianças, que inicialmente formaram uma roda de confraternização e apresentação. Depois todos seguiram em uma caminhada pela área da escola até o córrego, onde realizaram uma dança circular e reverenciaram os Reinos da Natureza junto ao bambuzal. Na sequência, voltaram ao pátio e participaram de atividades livres de brincadeiras espontâneas, canto e jogo lúdico de encaixe, finalizando com um lanche.

Vida Grupal

Assim, desenvolveu-se ali um exemplo de vida grupal através do convívio entre todos e onde a criança interage com os adultos proativamente. Conforme relata Maria Helena Paiva, professora da Escola Arte Educação, os voluntários de ambos os grupos se integraram em cooperação. “Em nome do trabalho pelo Plano agradeço por esse encontro de muita união e muita alegria! Que aconteça mais vezes!”

Grupos Rede-Luz

Para Claudia Rimini, do grupo de Serviço do Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo, a experiência deixou a seguinte percepção: “Mais do que tudo, sentimos a paz em perceber a confirmação de que algo maior nos rege e a cada momento nossa confiança e fé se fortalece. Constatamos que apesar de estarmos trabalhando cada um na sua cidade e não termos compartilhado nossos princípios e forma de atuar, estamos na mesma linha… no caminho da doação, do servir com amor, entregues à regência maior. Nossas falas e atitudes são similares. Temos intensão de retornar para novas vivências que são muito frutíferas e renovam a todos”.

Informações:

secretaria@casaluzdacolina.org.br