Grupo de jovens leva música e alegria às crianças da periferia de São Carlos

O grupo de jovens da região de São Carlos levou música, arte e muitas brincadeiras para dezenas de crianças do bairro Antenor Garcia, em São Carlos. Os jovens da cidade, e também de Pirassununga, estiveram reunidos no Núcleo Rosa de Nazaré, entidade que realiza trabalhos comunitários com famílias do bairro, um dos mais populosos e vulneráveis da cidade.

O encontro foi no dia 15 de março. Os jovens abriram as atividades com um verdadeiro presente para as crianças, jovens e adultos que se reuniram no local: uma apresentação do coral, que encheu o ambiente de alegria. Depois, os jovens se dividiram em grupos para orientar as atividades programadas para a manhã de domingo. As crianças menores foram para a biblioteca e receberam material para colorir.

Grupo de jovens leva música e alegria às crianças da periferia de São Carlos

As crianças maiores se divertiram com uma oficina de artesanato. O primeiro módulo da oficina foi desenvolvido para que elas produzissem fantoches com meias.

A novidade deixou as crianças felizes. “A atividade foi muito bem recebida e na simplicidade com a qual as crianças interagem foi muito dinâmico. Na próxima oficina concluiremos os fantoches”, disse Jéssica Andrade, que participou das atividades.

O serviço ofertado pelo grupo de jovens e pelo Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos ajuda a reduzir a vulnerabilidade social e cultural dos moradores do Antenor Garcia. Segundo estudos produzidos por mestrandos da Universidade Federal de São Carlos, nesta comunidade são registrados os menores índices de escolaridade e de renda do município. O bairro está inserido numa região conhecida como Grande Cidade Aracy, que engloba outras 3 comunidades: os bairros Cidade Aracy 1 e 2 e o bairro Presidente Collor.

A manhã de crianças, jovens e adultos terminou com todos se divertindo no pátio do Núcleo Rosa de Nazaré com brincadeiras de rua, como pular corda. Terminadas as atividades, todos compartilharam um almoço ofertado pela Maria Aparecida, da Rede-Luz de São Carlos. “Sentimos no coração a alegria de ajudar o próximo e nesse contato com as crianças, recebemos a pureza delas e ficamos alimentados com muito amor, pois a criança não tem máscaras, o contato com elas é muito verdadeiro”, conclui Lucas Delfino.

Mutirão na Casa de São Lázaro

Grupo de jovens leva música e alegria às crianças da periferia de São Carlos

No sábado, dia 14, o grupo de jovens também participou do segundo mutirão de limpeza dos terrenos onde vai ser construída a Casa de São Lázaro. As atividades foram concentradas no bosque Regynaldo Zavaglia, que fica em frente à área que está sendo adquirida pelo Núcleo-Luz. Serão oferecidos 37 leitos para fazer o acolhimento caridoso de pacientes terminais. A proposta da Casa de São Lázaro contempla a aplicação do conhecimento médico e técnico específico, evitando procedimentos invasivos, dolorosos e desnecessários, com o objetivo de ajudá-los a viver a última etapa de suas vidas com dignidade, promovendo o controle da dor e suporte psíquico-espiritual e social.

Grupo de jovens leva música e alegria às crianças da periferia de São Carlos

 Saiba mais: