Amanhã, 8 de junho, a população de São Carlos, interior paulista, terá uma grande chance de demonstrar o quanto é solidária. O Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos – Imaculada Casa do Alívio do Sofrimento convoca as pessoas, especialmente as residentes no bairro Planalto Paraíso, a participar do Primeiro Mutirão da Casa de São Lázaro, a partir das 7h da manhã.

O Mutirão tem a finalidade de limpar o terreno onde será erguida a instituição sem fins lucrativos Casa de São Lázaro, que se dedicará a pacientes em estado terminal. “Na Medicina, essa área, de cuidar de pacientes terminais, chama-se Cuidados Paliativos, que significa trabalhar para que as pessoas nessa condição se sintam amparadas e amadas nos últimos momentos de vida”, explica a Madre Maria Cleonice, do Núcleo de São Carlos, que é uma extensão da Comunidade-Luz Figueira, de Carmo da Cachoeira (MG), filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Conforme a Madre Maria Cleonice, como o terreno está vazio sempre é alvo de descarte irregular de lixo. Em vez de descartarem nos locais adequados muitas pessoas, inconscientes dos problemas que isso acarreta ao meio ambiente e à própria vizinhança, com a proliferação de insetos e roedores, despejam seus lixos no lugar onde a Casa de São Lázaro será construída no prazo de dois anos.

Além da retirada do lixo, será necessário ainda roçar a área, bem como capinar e podar as árvores”, explica a Madre do Núcleo-Luz Figueira em São Carlos, instituição também sem fins lucrativos que precisa muito de doações para manter os serviços prestados à população da cidade há cerca de 30 anos.

Trabalho com idosos, doentes e crianças

O Núcleo desenvolve diversas atividades com idosos que vivem em asilos e crianças da periferia, além dos Cuidados Paliativos que já realiza nos hospitais de São Carlos. Nos asilos, oferece oficinas de artesanato, mas também brincadeiras – afinal, brincar faz bem para pessoas de todas as idades, melhorando o humor e a disposição.

Oficinas de música, de diversos artesanatos e jogos lúdicos são as principais atividades que o Núcleo desenvolve com as crianças da periferia todos os domingos, diz a Madre Maria Cleonice, afirmando ainda que o Núcleo desenvolve uma ação importante em defesa dos animais.

O Primeiro Mutirão da Casa de São Lázaro está previsto para ser encerrado às 12h00. Quem quiser participar, basta se dirigir à Rua Pedro Fernandes Alonso, 200 – bairro Planalto Paraíso – São Carlos (SP).

Informações também podem ser obtidas pelo tel. +55 16 3307-6790 ou e-mail nucleosc@comunidadefigueira.org.br.

Mutirão da Casa de São Lázaro