A germinação das sementes

A germinação das sementes acontece em três etapas: a primeira etapa é a fase da embebição, onde se inicia a germinação com a entrada de água, e cuja duração depende de cada semente. A segunda etapa é chamada de germinação, onde há uma ativação generalizada do metabolismo da semente e crescimento. A terceira fase, conhecida como crescimento, caracteriza-se por um aumento da atividade metabólica.

 

Os germinados e brotos

Os germinados e brotos estão cheios de minerais e nutrientes como vitamina A e B, assim como muitos outros compostos e fitoquímicos que ajudam a prevenir e tratar enfermidades. O papel mais importante dos brotos e germinados é oferecer vitalidade às pessoas que sempre estão cansadas, especialmente àquelas que cuidam dos outros. Quando se coloca a alma e o coração em tudo o que se faz, seja no trabalho ou no lar, por ressonância esses alimentos têm a habilidade de fortalecer.

Germinados e brotos possuem fitoestrógenos, assim como hormônios de reequilíbrio e restauração como a progesterona, os estrógenos e a testosterona. É assim que podem colaborar com a regeneração hormonal das glândulas adrenal, tireóide e do resto do sistema endócrino de uma mulher que tenha dado a luz.

Ajudando na desintoxicação

Também possuem altas concentrações de sais minerais, aminoácidos e enzimas responsáveis pela síntese química de neurotransmissores, ajudando na desintoxicação de metais pesados do cérebro, rejuvenescendo e fortalecendo os neurônios, o que, de maneira indireta, ajuda a prevenir e inclusive reverter processos bioquímicos que favorecem a aparição do Alzheimer, de demência, de perda da memória e estados de confusão mental.

Ajudam também na reparação da pele por causa de seus mais de 60 mineirais que incluem ferro, iodo, selênio, zinco, cobre, manganês, enxofre, magnésio, cromo e molibdênio. Podem ter ação antiproliferativa, controlando infecções e o crescimento celular irregular (como o câncer). Estes alimentos possuem um grande efeito probiótico e se convertem em uma das melhores fontes de microorganismos que fazem papel fundamental na produção endógena de vitamina B12 no intestino delgado.

Sementes das novas oportunidades

Os germinados e brotos são especialmente úteis quando há uma sensação de perda, processos de de luto seja por amizade, carreira ou qualquer outra perda material ou imaterial. Estes pequenos mensageiros da esperança ajudam a transmutar os estados mentais de luto e perda, abrindo uma porta à uma nova realidade em que se plantam as sementes de novas oportunidades.

Áudio da Irdin: Visão ética e valor oculto da alimentação
Áudio completo: http://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/5626
Delimitação do tempo do áudio: de 14’ 56” até 17’ 54”