Os membros da Rede-Luz Planetária da Argentina, desenvolvem, por todo o país, diferentes tarefas voluntárias de sintonia interna e serviço ativo em comunidades com diversos tipos de necessidades.

Recentemente, um dos Grupos Rede-Luz da Cidade Autônoma de Buenos Aires, em ocasião do “Dia das Crianças”, organizou o que foi denominado “A Festa da Pipa”, no “Restaurante Los Gurises”, localizado em San Francisco Solano.

Depois de muitos meses de pandemia e sem poder realizar essas tarefas com as crianças de forma presencial, o reencontro foi maravilhoso. O grupo de voluntários compartilhou jogos, adivinhações, roda de música, pinhatas, corrida de sacos… atividades repletas de sorrisos, de alegria saudável, diversão e muito amor. Também foi compartilhado alimentos, guloseimas e brinquedos.

Nessa bonita manhã ensolarada, as pipas e os cata-ventos estiveram presentes no bairro, seguramente, tocando os corações das crianças, mas, também, dos vizinhos que assistiam às atividades, alguns participando e outros como espectadores.

A fraternidade, a união e a alegria foram os principais protagonistas desse festejo fraternal.

Restaurante Los Gurises: breve história e contexto

Rede-Luz Planetária da Argentina,No bairro Los Eucaliptos e margeando o riacho Las Piedras, da cidade de Francisco Solano, se encontra o Restaurante Los Gurises. O lugar está a cargo de Elsa, uma senhora aposentada, que há muitos anos criou o restaurante em sua casa e depois de um tempo o mudou para uma casinha em um terreno em frente à sua casa. Com as inundações ocasionadas pelo riacho, a pequena casa foi destruída.

Recentemente, no ano de 2009, graças às doações de materiais de construção, o prédio foi melhorado, porque o objetivo era que os meninos e meninas tivessem um lugar fixo para almoçar todos os dias e realizar atividades de recreação, bem como proteger-se das inundações. Foram anos muito difíceis, mas, o restaurante foi se tornando o centro de ajuda e abrigo para as crianças e suas famílias.

O restaurante ajuda mais de 100 crianças de todas as idades e presta apoio a suas famílias. Toda essa tarefa é sustentada pelos esforços de Elsa e doações de grupos de voluntários e colaboradores.

A música como um caminho de serviço; o sorriso e o jogo como linguagem de cura e acolhida.

Faz quase 20 anos que um dos grupos da Rede-Luz Argentina ajuda o Restaurante Los Gurises. É uma história bonita, é uma história com melodia própria. O grupo de Coral de Buenos Aires tem mantido essa tarefa ao longo do tempo, através de encontros organizados para compartilhar música, atividades com instrumentos musicais e expressão corporal. O objetivo é levar alegria, é levar paz, é gerar sorrisos, criar em cada encontro um “espaço diferente”, um espaço de acolhida e afeto, onde são geradas conversas com as crianças e suas famílias, são gerados vínculos saudáveis e através do amor se tenta suprir suas necessidades. Doações de alimentos também são compartilhadas. São realizadas tarefas de manutenção do edifício, mas, sobre todas as coisas, se mantém acesa a chama da dignidade frente às adversidades.

Maria Cristina, uma voluntária da Rede-Luz Argentina nos dizia: “o que me faz ir ao restaurante é sentir as necessidades que essas crianças estão passando. É poder mostrar-lhes que existe outra realidade, levar-lhes uma pequena luz, uma sementinha de esperança… é levar-lhes amor, muito amor que é, além de tantas outras coisas, o que eles mais necessitam para seguir em frente”.

A Festa da Pipa organizada pelo grupo de Coral de Buenos Aires foi uma celebração da vida, uma celebração do ato de “voltar a estar juntos” depois de todos esses meses de pandemia. A Rede-Luz Planetária Argentina agradece a todos aqueles voluntários que formam parte desta e tantas outras tarefas de serviço.