Coral de Viedma, Argentina, inicia encontros virtuais

Com o início da quarentena e da necessidade do distanciamento social, os encontros virtuais tornaram-se uma realidade também para os integrantes do Coral de Viedma, Argentina. No primeiro encontro, realizado nesta sexta-feira, 1º de maio, foram trabalhados conceitos básicos de aquecimento e técnica vocal e repassadas várias dicas de como melhorar a qualidade das músicas apresentadas durante a Oração pela Paz nas Nações (OPN).

O encontro virtual teve 33 conexões e possibilitou que os coralistas tirassem dúvidas e interagissem com os demais que estão em outras cidades e estados, como Carmen de Patagones, General Roca, Neuquén, Necochea, Bariloche, Bahia Blanca e Buenos Aires.

Segundo o responsável pelo Coral, Estévan, a transmissão acontecerá todas as sextas-feiras através de um canal em que os coralistas podem acessar as informações quando quiserem para consultar a base teórica.

Coral das Comunidades-Luz Coral das Comunidades-Luz

Presença fraterna

Formado em 2004, o Coral de Viedma tem âmbito regional e atualmente é composto por 21 integrantes, entre colaboradores da Casa Caminho do Serviço, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional(FFHI), as monjas do Monastério de Jesús Glorificado e coralistas das cidades vizinhas. Parte desse grupo fica na própria cidade de Viedma e conta com nove integrantes, que participam ativamente das transmissões mundiais da OPN, conduzidas pelos Monastérios da Ordem Graça MisericórdiaRede-Luz, Filhos de Maria e Rosários de Luz.

Sabe-se da importância que esse trabalho de oração tem para o planeta no atual estágio em que se encontra a humanidade, contudo, sua tarefa vai além, como destaca Estévan: “este mesmo grupo realiza uma tarefa de serviço através de uma oficina de coral, todos os sábados pela manhã, onde cantamos com os detentos do principal presídio de Viedma”, apesar de que neste momento o trabalho está paralisado, aguardando o fim do período de quarentena para retomar as atividades.

Essa bonita e importante tarefa, que une canto e serviço, acontece desde 2013, com anuência do setor de educação prisional da cidade de Viedma, sendo que a cada 30 ou 45 dias, há uma comemoração especial, com a participação de todos os cantores do coral regional e a Rede-Luz Argentina Sul, na qual, além da música e almoço comunitário, se compartilha também muitas experiências de vida, como explica Estévan: “parece-me que, desde o início, em 2013, foi construído um forte processo de ligação com os irmãos internos da prisão, com laços de fraternidade, amizade, compromisso, presença, continuidade, devoção e muito perdão”.

Coral das Comunidades-Luz

Para completar, com a consciência de quem sabe que o serviço é uma via de mão dupla, na qual, aquele que se oferta também recebe, Estévan, completa: “a proposta sempre foi ecumênica, baseia-se na igualdade, na redenção e em não esperar nada em troca”.