Durante 13 dias, um incêndio na região de Córdoba, Argentina, destruiu mais de 40 mil hectares de mata nativa, capoeira e pastagem, incluindo 100 hectares onde a Comunidade-Luz da Irmandade realizava atividades de regeneração do Reino Vegetal com plantio de árvores nativas, sistemas agroflorestais e outras atividades ligadas à vida comunitária.

Comunidade-Luz da Irmandade

Os focos de incêndio começaram na madrugada de sábado, 15 de agosto, perto de Villa Albertina, no departamento de Ischilín. Mas com o passar dos dias, as chamas se espalharam por causa do tempo seco e dos ventos fortes.

Os membros da Comunidade tiveram que ser evacuados no dia 23 de agosto, quando o fogo atingiu o local, mas segundo Lucía, residente da Comunidade-Luz, “graças a Deus e à rede de orações que foi acionada naquele momento, o fogo não consumiu os edifícios, nem caixas d’água ou o espaço da agrofloresta destinado à produção de alimentos”.

Tempo de restauro e recomeço

Ao retornar ao local após vários dias, os membros da Comunidade puseram-se a trabalhar, limpando o espaço, consertando canos queimados, dando continuidade à construção da estufa e preparando a compostagem para adubar o solo para o próximo plantio.

Lucía comenta que através do serviço, o grupo vem “trazendo um pouco de esperança ao local devastado, oferecendo tarefas de restauração aos Reinos da Natureza”.

Os membros da Comunidade-Luz da Irmandade demostram na prática o que aprenderam com a natureza: é sempre tempo de restaurar o que foi danificado e começar novos ciclos.