Hoje será contada um pouco da história de como chegaram na Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), os animais de grande porte. Afinal, não é todo dia que se adota um cavalo, uma vaca ou um porco.

Perolado e Pama

A história deles faz parte da história da Comunidade-Luz. Eles sempre estiveram presentes de alguma maneira ao longo desses anos. Alguns chegaram através de pessoas que os havia adotado conscientemente e que amavam seus animais, mas tiveram que se desfazer deles por não poderem oferecer mais os cuidados necessários que cada um requer, às vezes por falta de espaço ou pela condição financeira.

Essas pessoas procuraram os membros da Comunidade-Luz em confiança, para que pudessem recebê-los e cuidar com muito amor de seus animais queridos. Uma grande responsabilidade acatada por todos com muito carinho, como foi no caso do cavalo Amado, de algumas vaquinhas e da porca Didica, por exemplo.

Juan Pio e Didica

Outros já vieram com uma história não tão feliz assim. Chegaram através de denúncias de maus tratos e abandono, ou então, os próprios integrantes da Comunidade-Luz testemunhavam o animal em sofrimento no local e o resgatavam. Esse foi o caso, por exemplo, do cavalo Kantaka, e da maioria dos cavalos. Como assim a maioria dos cavalos?

Sim, a maioria dos cavalos que estão na Comunidade-Luz foram libertos da vida que tinham puxando as carrocinhas na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Lá eles passavam diariamente muitas horas ao sol, sem água e alimento suficientes e trabalhavam o dia inteiro, já que lá não se usa o carro como transporte. Um grupo de ativistas em prol dos direitos dos animais conseguiu uma autorização para liberá-los daquela situação, e, prontamente, foram encaminhados à Comunidade-Luz. 

Cavalos no pasto

Algumas vaquinhas já existiam ali, assim que a fazenda foi comprada, e sempre estiveram bem, mas outras vieram também em grupo, liberadas de uma situação não muito digna para elas, em uma fazenda que tinha um foco no turismo e exposição dos animais.

Vaquinhas no curral

Outros santuários que cuidam de animais como o Rancho dos Gnomos e o Santuário das Fadas também procuraram a Comunidade-Luz para acolher alguns porcos, vacas, cabritos e cavalos em momentos que não estavam em condições de cuidá-los, mas sempre os acompanharam com amor. 

Porcos no porquil

São centenas de histórias que são colecionadas nos corações de todos que compõem a Comunidade-Luz sobre cada um desses seres tão belos e carinhosos e que aparentemente não demonstram muita afeição pelo ser humano, mas ao contrário, são uma porta para o amor dentro do Reino Animal.

Antes de terminar, ainda contaremos a história do Nazareno, um jumentinho muito querido.

Nazareno

Em 1998, ele vivia em um sítio perto da Comunidade-Luz, mas estava sempre com uma aparência abatida e sem muitos estímulos ou contato humano. Foi perguntado ao dono se ele gostaria de doar aquele jumento, já que não estava bem, mas ele não aceitou.

Mais tarde, pensando no que poderiam ofertar pelo jumentinho, os membros da Comunidade-Luz ofereceram ao dono um aparelho de som e uma televisão que tinham, mas não usavam muito. Dito e feito: naquele momento Narazeno se tornou um integrante da Comunidade-Luz Nova Terra e hoje vive feliz, muito amado, fazendo seus sons peculiares e brincando nos pastos.

Acesse o canal do Telegram da Comunidade-Luz Nova Terra: https://t.me/comunidadeluznovaterra