A Casa Luz da Colina e a Casa de São José, ambas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, promoveram nesta sexta feira, 20 de novembro, a vacinação de cães com a vacina múltipla V8. As 120 doses da vacina foram doadas pelo Instituto Nina Rosa que também recebeu o material como doação da ONG Ampara Animal.

vacinacao_caesA vacina V8 combate diferentes tipos de doenças no animal: Hepatite, dois tipos de Leptospirose, Adenovírus, Parainfluenza, Coronavirose, e também as duas principais doenças que ocorrem na região de Carmo da Cachoeira: a Cinomose e Parvovirose. ‟Esta vacinação vem complementar as vacinas gratuitas que as pessoas tem acesso, ela atua em doenças que podem levar a morte do animal e são extremamente contagiosas”, explica Tatiana Figueiredo, colaboradora voluntária da Comunidade Luz-Figueira e integrante do Sítio da Estrela, que cuida de cerca de 80 animais na região de Soledade de Minas, MG.

Deonise Nascimento, moradora de Carmo da Cachoeira, já teve 2 cães mortos por Cinomose, o último faleceu há 6 meses atrás, “o cachorro não comia ou comia e logo vomitava. Levei para uma loja onde passaram remédio, mas não adiantou. Ficou internado e depois morreu”. Desta vez Deonise trouxe seus 2 cães para tomar a vacina, “sempre que tem vacina eu levo”, conclui Deonise.

A vacinação ocorreu pela manhã na Casa de São José e pela tarde no Bairro Bom Retiro. Cães de qualquer idade puderam receber a vacina, que tem a duração de 1 ano para animal adulto. Já para os filhotes nunca vacinados são necessárias 3 doses com intervalos de 21 à 30 dias. No total foram aplicadas 75 vacinas.

Para a Missionaria Clara, da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, a vacinação foi uma grande prestação de serviço para o reino animal: “os donos não teriam condições de pagar pela vacina e recebendo este cuidado, eles acabam cuidando melhor dos animais”.