A Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, organizou um encontro lúdico na Escola Municipal Prof. Wanderleia Aparecida do Prado Nascimento, de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. Participaram uma centena de crianças e adolescentes do bairro São José, onde a instituição educativa se encontra localizada, e de outros bairros da comunidade.

Diversas oficinas educativas e recreativas reuniram a atenção dos pequenos sob o tema: “Semeando a Nova Vida”, título do evento. Uma equipe de 25 voluntários e monges da Ordem Graça Misericórdia se encarregou de coordenar as atividades desenvolvidas em diferentes ambientes da escola.

Alegria espontânea

Pouco antes das 9 horas do sábado, 20 de maio, os participantes começaram a chegar, timidamente, sozinhos ou em pequenos grupos, e vários vieram em companhia da mãe ou de algum outro adulto, que se despediram deles no portão do local para voltar a buscá-los no final do encontro. Um fino e intermitente chuvisco instalou um clima melancólico, convidando à introspecção e à busca do ser profundo. A espontânea alegria infantil, porém, dissolveu qualquer tentação ao recolhimento. Miriam Galvão, coordenadora do evento, explicou que o objetivo foi oferecer às crianças uma opção que os tirasse da rotina de televisão e celular.

Com o apoio de lápis de cor, pincéis, pinturas, cartolinas, colas, folhas brancas, tesouras e outros materiais, crianças de todas as idades, jovens e adultos, em harmoniosa integração, deixaram aflorar sua criatividade por duas horas e meia. Um grupo de cinco voluntários trouxe a todos os grupos a magia da música, com animadas canções espirituais acompanhadas por violões. Em uma das salas houve exibição por projetores de documentários e desenhos animados de conscientização sobre a importância dos Reinos da Natureza e a necessidade de uma relação amorosa com eles. Alguns tomaram contato com o Reino Vegetal, preparando vasos e cultivando sementes de várias espécies. Enquanto isso, na quadra, os participantes se entretiveram com jogos grupais.

Sementes de luz

“Estou bastante surpresa com a maneira como todos, desde os mais pequenos até os maiores, se envolveram desde o início até o fim. É a primeira vez que participo e me alegra ver a resposta que observo”, comentou Eduarda Fernandes Crespo, ajudante nas aulas de Artes, na escola Wanderleia.

“É um trabalho muito bom que se que realiza com as crianças, que normalmente não têm uma oportunidade como esta durante o ano letivo”, opinou Edison Olimpio, pai de Nicole e Gabriel, dois aluninhos da instituição anfitriã.

Para Michela Christo, uma das monitoras do encontro, a atividade ajudou para que a semente de luz presente no interior de cada participante se desenvolva. “Aqui eles têm a oportunidade de aprender e se exercitar de maneira livre, sem imposições, de trabalhar em equipe, com harmonia, sem ansiedade, esquecendo-se do tempo”, disse.

“Houve um intercâmbio muito positivo, porque não foram somente os adultos ensinando algo, mas sim também recebendo deles essa vitalidade que contagiava alegria em um ambiente muito fraterno”, considerou Ivana de Freitas Pereira, outra das monitoras voluntárias.

Maluh e Anália Calmon, monitoras, concordaram que se tratou de uma jornada muito construtiva que permitiu suprir uma grande carência dos tempos atuais: a falta de atenção e de contato amoroso dos adultos com as crianças.