Entre os dias 16 e 20 de dezembro, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), realizou em parceria com a agência Bethany e o Movimento Inter-religioso para a Infância, uma série de atividades com crianças, adolescentes, jovens e mães provenientes da Venezuela, que compareceram ao SuperCade do terminal de transportes El Salitre, em Bogotá, para acessar os serviços oferecidos específicos a migrantes. Esse trabalho tem foco no fortalecimento interno e a resiliência das crianças, para que elas possam lidar melhor com as situações desafiadoras que têm vivenciado.

Natal na Missão Colômbia

Enquanto os pais aguardam para serem atendidos pela Organização Internacional de Migração (OIM), Cruz Vermelha, Prefeitura de Bogotá entre outras entidades, seus filhos, em um espaço seguro e descontraído, participam de atividades lúdico-recreativas e de arte-terapia como contação de histórias, aulas de xadrez, brincadeiras livres, desenho e mandalas, colagem com folhas secas, trabalhos manuais, recreação com desenhos em balões, versos e jogos.

“Gratidão pela oportunidade de estar nesse lugar, compartindo, dando e recebendo sorrisos com as crianças”, foi o sentimento expressado por Maria del Pilar, missionária colombiana da cidade de Medellín.

Natal na Missão Colômbia

Além das atividades, foram distribuídos 83 kits de Natal, fazendo a alegria dos pequenos com livros de histórias, lápis de cor, caderno de desenhos e brinquedos. Parte dos materiais foram adquiridos com doações da Rede-Luz Colômbia.

Natal na Missão Colômbia

“Vemos muitas mães e pais desolados por não conseguirem as passagens para antes do Natal, assim, descobrem que deverão ficar mais tempo na Colômbia e muitos estão vivendo em condições difíceis, alguns na rua…”, explica Anderson, missionário brasileiro que também participa na missão em Bogotá.

Ele conta também que as atividades realizadas nesse espaço tendem a harmonizar a energia às vezes tensa que se instaura, devido à ansiedade dos pais em conseguir acessar os serviços prestados, sobretudo o auxílio para as passagens de volta à Venezuela.

Natal na Missão Colômbia

“A energia que se gera no espaço amigável ameniza toda essa situação. A risada das crianças brincando, as cores de suas pinturas, a mágica de se fazer bolhas de sabão”, conclui.

Missão Colômbia é uma missão humanitária de caráter permanente que a Fraternidade –Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) conduz desde 2018 para atender principalmente migrantes venezuelanos.

Saiba mais, acompanhe e colabore com a Missão Colômbia