O trabalho que a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais FMHI e a Bethany desenvolvem na ‘educação em tempos de emergência de crises humanitárias’, tem o foco no fortalecimento interno e a resiliência de crianças, a fim de prepará-las para lidar com as situações que vivem.

Após fase inicial em Cúcuta, (agosto de 2018 a janeiro de 2019), a Missão Colômbia da Fraternidade FMHI começou novo ciclo, no princípio de junho desse ano, em Bogotá e região.

Enquanto no primeiro ciclo da missão a região de atuação era fronteiriça e o suporte era dado aos refugiados em momento de chegada na Colômbia e somente de passagem a situação em Bogotá, por ser capital, é de uma perspectiva de permanência e reconstrução de vida ali, principalmente pelo fato da exigência de vistos pelo Equador e Peru, que os venezuelanos em sua maioria não possuem, o que demanda um trabalho mais focado para tais condições.

O trabalho em conjunto entre a Fraternidade FMHI e a agência Bethany se fortaleceu durante o plano de contingência, no fim de agosto, organizado pelo GIFMM Bogotá e região.

Tal plano foi acionado em razão do movimento gerado em toda Colômbia, uma semana antes de entrar em vigor a medida do Equador exigência de visto de entrada aos venezuelanos período em que houve grande movimento de migrantes atravessando a Colômbia com destino à fronteira com Equador, a fim de entrarem no país antes da vigência do visto.

Toda essa organização é realizada pelo Grupo Interagencial de Fluxos Migratórios Mistos (GIFMM) grupo do qual a Fraternidade FMHI participa desde então, junto a várias outras agências e organizações, como: OIM, ACNUR, Cruz Roja, Bethany, NRC, Acción Contra el Hambre, Save the Children, FUPAD, IMMAP, entre outras.

A Bethany tem acordos assinados com a Secretaría de Gobierno de Bogotá com dois pontos de atenção aos migrantes: no Supercade Social do Terminal Rodoviário El Salitre e na Secretaría de Gobierno, onde oferece atenção psicossocial e reintegração familiar que consiste em minutos telefônicos e acesso à internet para comunicação com a família.

Já em setembro de 2019, foi assinado um acordo de cooperação entre Fraternidade FMHI e Bethany, a fim de fortalecer esse vínculo e construírem mais atividades em conjunto.

No ponto do Supercade, espaço de atenção do governo com várias agências que dão atenção de documentação, atenção legal, de transporte e alojamento, há também um espaço para atenção às crianças, onde a Fraternidade FMHI está presente duas vezes por semana, fazendo atividades lúdico-recreativas e de arte-educação e atividades esporádicas em outros espaços.

Desde outubro participam, junto a outras agências, da recém-criada Mesa de Proteção do GIFMM de Bogotá e região, que visa a garantia dos direitos humanos dos refugiados.

Os atores da resposta no campo da proteção em Bogotá estão sendo mapeados para gerar clareza das necessidades e viabilizar, juntas, uma atuação mais eficaz nesse campo.

Até o momento, os missionários da Fraternidade FMHI vivenciaram duas capacitações:

  • Primeiros socorros, com Cruz Roja Colombiana, no escritório da Bethany
  • Proteção principalmente à infância e à família ministrada pela Bethany

O grande objetivo com esta parceria é poder “ofertar uma maior possibilidade de acolhida e uma resposta humanitária mais propícia, com mais oportunidades para que eles possam construir uma vida digna na Colômbia.” diz Priscila Vasques, missionária da Fraternidade FMHI e colabora desta matéria.