Para que a Energia Divina possa penetrar

Em determinado ponto na escalada de ascensão espiritual, muito embora o ser saiba que já neutralizou em si o que o impedia ou o paralisava no caminho, contudo sabe que muito ainda lhe falta. Seu caminhar é seguro, mas seu coração não é totalmente maduro, pois as estruturas que construiu em si, para resistir aos ataques e assédios vindos do exterior ou de seu próprio ser, tornaram-se fortaleza que deve ser derrubada, para que a Energia Divina possa penetrar.

Esse é o momento no caminho em que o ser não mais contará consigo mesmo para os assuntos da alma e do espírito, porque sua mente e suas emoções estarão a ponto de falir. Então, sua vida espiritual e a cósmica poderão ingressar e permear o indivíduo.

A resistência a essa transformação

Ora, se é algo tão maravilhoso e divino, por que a resistência a essa transformação? O que ocorre aqui é que sua prova está baseada na Fé, e enquanto ela não for comprovada na entrega de tudo, a transformação espiritual não poderá ocorrer. Nesse ponto do caminho a entrega já faz parte de sua vida, mas ela ainda não é total nem suficiente para que esse ingresso da energia cósmica, com toda a potência requerida, faça com que o ser seja transfigurado interiormente.

A “consciência da prova”

Quando já existe a “consciência da prova” e o ser inicia sua entrega maior, sustentado apenas pela Fé, encontrará a “noite escura” da alma e do espírito. Ou seja, já entregou o que possuía e não poderá tomar de volta para si, mas ainda não recebeu a Energia Divina que o libertará, pois as estruturas mentais e emocionais ainda não terminaram de desabar.

Tudo torna-se escuro e parecido com as trevas, pois a Luz oculta-se para que a prova seja verdadeira e o ser, apesar da solidão, do vazio e dos insistentes ataques das forças inimigas, possa confirmar a Luz, seu amor a Deus. Pois é fácil amar a Luz estando nela e afirmar o divino em dias de entusiasmo. Mas afirmar a vitória de Deus quando ainda não se pode senti-Lo é só para os que possuem verdadeira Fé.

Desde o despertar da busca espiritual o ser vem sendo preparado para viver essa “noite”, que o deixará despido diante das estrelas ocultas, para que mostre ao Universo de que matéria é feita sua intenção e o que verdadeiramente motiva sua aspiração. Para ver o brilho das estrelas, o indivíduo terá que viver com valentia e humildade, renovado pela própria Fé.

O coração amadurecido pelo Amor e pela Fé

Com o coração amadurecido pelo Amor e pela Fé e preenchido pela lembrança de sua Essência Divina, o indivíduo receberá grande impulso do cosmos e já não se permitirá sair da meta, mesmo ainda imperfeito. Trata-se, portanto, de um ser confiável perante Deus, um companheiro nos campos de batalha.

Para o indivíduo que já amadureceu em sua escalada ascensional, lembrar que a Fé não é medida pelo que se crê, mas pelo que pode estar oculto além das crenças e que ainda é desconhecido. Por outro lado, a traição surge quando a criatura considera-se maior que o Criador; render-se diante da Criação liberta muitas almas do jugo da traição.

Esquecer-se de si e fundir-se no Todo

Ao absorver os impulsos divinos, a expansão produzida moverá o interior do ser para que se adapte à nova vibração. Neste momento não se deve tentar compreender ou sentir. É mais sábio esquecer-se de si e fundir-se no Todo, para que as transformações sejam efetuadas em paz.


Artigo de referência:
Jornal O Tempo, de 16/out/2016
Nome do artigo: A presença do amor e da fé nas etapas do caminho ascensional
Áudio da Irdin: Portas do saber
Áudio completo: http://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/13283
Tempo do áudio: 31’39 a 35’35