Em meio à crise migratória que leva milhares de venezuelanos a cruzarem fronteiras em busca de novas oportunidades, aproximadamente 1722 deles são acolhidos hoje nos abrigos geridos pela Missão Roraima. (dados de novembro 2019)

Missão Roraima é uma das missões permanentes em que a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) oferece atendimento a refugiados venezuelanos, indígenas e não indígenas, desde novembro de 2016 em Boa Vista, nos abrigos em que faz gestão. No início da Missão, foi oferecido um apoio humanitário no preparo da alimentação diária, no cuidado básico à saúde e à higiene, no acolhimento da presença fraterna e na busca de doações por mantimentos.

Contudo, com o aumento da migração, a alimentação e toda a parte logística nos abrigos passou a ser fornecida pela Operação Acolhida, em 2018, com aporte do Governo Federal.

A Operação Acolhida conta com as Forças Armadas Brasileiras e está estruturada em três eixos: ordenamento de fronteira e abrigamento, em Roraima, e a etapa da interiorização, em Manaus, que abriga e oferece estrutura aos refugiados que serão encaminhados para outras cidades do Brasil.

Quando chegam na cidade de fronteira, Pacaraima – RR, os solicitantes de refúgio são encaminhados para um Posto de Triagem. Ali são oferecidos primeiros cuidados, regularização da documentação, como protocolo de refúgio ou solicitação de residência, e a partir da avaliação da condição de vulnerabilidade, são encaminhados a um dos treze abrigos de Roraima.

Desses treze, atualmente a Fraternidade Internacional FFHI está na gestão humanitária de cinco deles: quatro em Boa Vista e um em Pacaraima; além de atuar em outro abrigo localizado em Manaus, ATM (Alojamento Transitório de Manaus), onde os refugiados são direcionados para a etapa de interiorização.

Em todos esses abrigos, a equipe oferece proteção, garantia de direitos e assistência direta aos que estão em situação de vulnerabilidade. Gerencia casos que requeiram maior atenção e encaminhamentos na área da saúde física e psicossocial, incluindo cuidados básicos com saúde e higiene, trabalho realizado a partir da parceria com o ACNUR, em 2017.

A Fraternidade Internacional FFHI também tem desenvolvido trabalhos de “Meios de Vida”, como artesanato indígena e, em um dos abrigos, com aulas de português.

 “O Bem Comum” é outro projeto desenvolvido pela Fraternidade Internacional FFHI, que busca preparar crianças e adolescentes refugiados para o ingresso no sistema formal de ensino. Quando aplicado aos contextos indígenas, este projeto possui uma dinâmica intercultural pertinente à relação com os povos originários atendidos.

Além da parceria com ACNUR, a Fraternidade Internacional FFHI atuou e atua em ações articuladas com outras instituições, como UNICEF e OIM (Organização Internacional para as Migrações).

Os parceiros observam e mencionam que a doação intensiva e desinteressada dos missionários no cotidiano da missão, assim como o espírito humanitário que estes difundem, trazem esperança e reflexão sobre novos caminhos possíveis no âmbito das respostas em situações de crise humanitária.

Conheça e acompanhe a Missão Roraima clicando aqui.