boa-esperanca-visita-pacientes-cancer-11-oct-16-02Colaboradores da Casa Luz da Colina, associação filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, e localizada em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, partiram na terça-feira, dia 11 de outubro, para a cidade de Boa Esperança, Minas Gerais, para realizar visitas domiciliares a pacientes com câncer assistidos pela Associação de Voluntários Vida Viva dessa cidade. Vários lares atingidos pela presença da enfermidade foram aliviados em sua dor com a música espiritual, as orações e a companhia fraterna que os visitantes ofereceram.

boa-esperanca-visita-pacientes-cancer-11-oct-16-04

Cantinho de oração de uma paciente con câncer.

Durante a visita os colaboradores conversam e, principalmente, escutam as pessoas enfermas, desgastadas pelas dores físicas e emocionais, e esgotadas pelos prolongados tratamentos de quimioterapia e radioterapia que costumam realizar em cidades que ficam a mais de 100 quilômetros de suas casas. As conversas, os depoimentos mostram que alguns suportam a doença com mais fortaleza e outros com menos.

Chispa divina
“Todas as pessoas nos recebem com tanto amor, com tanta alegria que uma chispa divina se acende em seus olhos quando começamos a conversar com eles, a escutá-los e a cantar canções cristãs e marianas”, comenta Miriam Galvão, coordenadora dos serviços de assistência social da Casa Luz da Colina.
Logo um sentimento de profunda unidade começa a envolver a todos e se espalha pela casa. “Nós esquecemos do tempo, quando nos damos conta já passaram 50 minutos, uma hora e rapidamente devemos nos desculpar e partir para outra casa onde outro irmão ou irmã nos aguarda, com sua própria história e sofrimentos”, explica Miriam.

boa-esperanca-visita-pacientes-cancer-11-oct-16-03

Cânticos espirituais fortalecem aos enfermos.

Seu Pedro tem 84 anos. Por causa do câncer, possui as duas pernas amputadas e uma mão sem movimento. Em sua casa, localizada em um pequeno estabelecimento rural, tem a companhia de uma filha que sofre de transtornos mentais e mais dois filhos que fazem de tudo para ajudar a família.  Apesar da situação em que vivem, Seu Pedro não perde o bom humor que sempre teve e a fé inabalável em Deus, na Virgem e nos Santos.“O dia 1º de outubro foi o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus”, comentou de repente, com uma voz apagada pelos anos e pela doença.

Hora nona
Do seu empoeirado sofá, onde passa a maior parte do dia, aponta para um velho radio-gravador e compartilha que todos os dias escuta a Santa Missa e reza o Santo Rosário e o Terço da Divina Misericórdia. Em Em seguida ele dá início ao relato de sua vida, sem sabermos ao certo até ponto é real ou imaginária. Tudo é interrompido quando o relógio marca as três da tarde. Uma voz interna parece lhe avisar que é hora de sintonizar o rádio, e ele obedece. Os visitantes compreendem e, desejando-lhe que o Amor de Deus continue acompanhando-o, despedem-se: “Até a próxima visita, Seu Pedro!” Ele agradece com o máximo sorriso que seu desfigurado rosto lhe permite desenhar e deseja a todos “que nosso Senhor Jesus lhes proteja”. À distância é possível vê-lo inclinando-se com dificuldade sobre seu companheiro fiel, o antigo aparelho de rádio, para prosseguir seu ritual diário.

casa-luz-da-colina-atendimento-cancer-boa-esperanca-06

Casa de apoio da Vida Viva em Boa Esperança.

Estas visitas se realizam há quatro anos, com frequência mensal ou bimestral, no marco da colaboração que a Casa Luz da Colina oferece à Associação Vida Viva de Boa Esperança, entidade que desde 2012 apoia uma centena de enfermos oncológicos. Segundo conta Sildelia de Souza Guarda, uma das fundadoras da Associação, o suporte oferecido inclui serviços médicos, odontológicos, psicológicos e terapêuticos gratuitos, assim como a distribuição de medicamentos, fraldas e cestas de frutas e verduras. Pouco a pouco, o trabalho foi-se ampliando e beneficiando também a familiares dos atendidos. O apoio psicológico alcançou os filhos que ficam órfãos por causa da enfermidade. A associação conta hoje com 25 voluntários e uma funcionária, e vive de doações e dos recursos que obtém com a gestão de um bazar e com a realização de atividades beneficentes.