Suprema Ordem dos Universos

Como nos portamos diante dos mistérios e das grandezas que podemos observar em um céu estrelado? O que essa vida universal nos diz respeito? O que em nós se move ou se transforma diante das realidades e revelações que o cosmos a todo instante nos oferece? Existe realmente espaço livre em nossa vida para essas outras dimensões superiores? Como respondemos a tudo isso? Será que perdemos a reverência e o arrebatamento pela imensidão de um céu noturno? Pelas manifestações grandiosas do infinito? Ou permanecemos indiferentes, hipnotizados e absorvidos pela disritmia de uma vida material, ilusória, sem sequer nos darmos conta de que fazemos parte de uma Vida única maior?

Um caminho interno

Existe um caminho interno que temos que descobrir e trilhar, que nos leva da vida humana superficial à vida oculta da Alma, e da Alma para a vida mais ampla e profunda do Espírito. Os astros e as dimensões celestes podem ajudar-nos a encontrar este caminho superior. Em verdade, não podemos alcançar os níveis mais internos da existência sem a ajuda silenciosa dessas irmãs estrelas; nem podemos nos apartar de suas presenças, sagradas consciências cósmicas que nos assistem. Temos que saber reconhecê-las, conviver internamente com elas, para acolher os impulsos que emanam suas essências. Só assim poderemos penetrar os mistérios celestes.

 

A astronomia

A astronomia, nessa perspectiva, pode nos ajudar a entrar em contato com o Absoluto. No cosmos estão os modelos de tudo o que foi criado, e a vida interna das estrelas e dos astros pode nos aproximar dessa nossa verdadeira origem. Ao contemplarmos assim, em silêncio e reverência, um céu noturno, estrelado, poderemos nos sentir novamente acolhidos no ventre universal da Criação. A própria energia astronômica dá-nos impulsos para transcendermos seu lado material apenas e o de nosso próprio pequeno mundo, egocêntrico e egotista. Seus números, grandezas, proporções, distâncias, manifestações, dimensões e mistérios insondáveis, arrancam-nos daquilo que é trivial, irrisório e mesquinho em nossas vidas; redimensionam nossos valores, interesses, conquistas, referências, atividades e aspirações.

Filhos do Cosmos

Assim poderemos chegar à essência do que o universo e seus infinitos astros e estrelas realmente representam para nós hoje; poderemos também nos reconhecer como células dessa infinita rede que parte do Único, da essência de Tudo, e se estende a todas as dimensões da Vida Universal; e ainda nos sentirmos irmanados a uma Fraternidade Cósmica, que aguarda silenciosamente, desde éons, por esse nosso despertar! Pois somos, verdadeiramente, filhos do Cosmos!

 

——————— Suprema Ordem dos Universos ———————

A luz exterior de mil sóis não se equipara
à que existe no interior de um só átomo.
Mil vidas não podem conter a existência de um único instante
pleno da energia do Espírito.

Aprendei, ó peregrino, a reconhecer a relatividade da Criação.
Em veste de Luz cruzai o portal,
e penetrai o vestíbulo que vos conduzirá
à Suprema Ordem dos Universos.

(Do livro: ‘A Criação’, Trigueirinho, p. 48)

Esta Jornada pelo Céu estrelado deverá prosseguir!