A solução dos problemas da sociedade humana não se encontra nos métodos que até hoje ela usou para resolvê-los; a ineficiência deles está patente no caos que, de forma acelerada, alastra-se pelo planeta. Somente se o ser humano transcender a realidade tridimensional e o nível de relacionamento meramente material e ingressar em regiões da consciência ainda desconhecidas para sua racionalidade, poderá ele captar as respostas para a superação de seus problemas atuais.

Por isso, são de extrema importância o reconhecimento da vida interior e a disposição para manifestá-la. É a energia das regiões sublimes do cosmos que nutre a existência nos níveis da matéria; é delas que emanam a Luz e a Sabedoria superiores.

Hoje, diante da crise pela qual o planeta passa, milhões de seres encontram-se perdidos, sós, em um estado de insatisfação que não poderá ser curado por meios paliativos. A consciência que, em tal situação, desperta para uma realidade superior descobre-se numa condição semelhante à dos flagelados pelas inundações: apenas podem salvar-se os que alcançam patamares elevados. Porém, do mesmo modo que o corpo físico só chegará a uma região se dirigir-se a ela, também a consciência deverá trilhar um caminho para encontrar essa energia superior e profunda. Para isso, deve viver as leis superiores e se dispor a uma completa transformação.

Ainda que nos pareçam infinitamente distantes, as chispas do fogo da sabedoria cósmica aproximam-se daqueles que são atraídos por sua luz, eliminando os obstáculos que os impedem de ingressar no centro dessa existência sublime.

O empenho em superar os obstáculos na vida que consideramos evolutiva precisa ser diligentemente assumido pelo aspirante à vida superior. Diante de uma situação que os impeça de prosseguir, pouco adiantará lançarem-se contra ela ou deterem-se pesarosos; devem reunir as próprias energias e, sob inspiração interior, encontrar o modo de superá-la.

Não há barreira que não possa ser vencida, não há escuridão que não possa ser permeada pela Luz. Muitas vezes acontece de energias contrárias à Luz, aproveitando-se das fraquezas do peregrino, incutirem-lhe a ideia da impossibilidade de vencer um obstáculo. Portanto, a determinação em prosseguir deve estar sempre presente no ser e, também, a fé de que será amparado e suprido naquilo que não puder realizar com as próprias forças.

Por maior que seja a escuridão que o envolve, o peregrino pode caminhar sob a luz invisível da fé. Esta coloca seus pés em solo seguro, mesmo que o terreno não ofereça condições para prosseguir. Assim, o peregrino avança, sustentado por invisíveis Mãos que o protegem e o impulsionam. Não há começo nem fim em seu caminho. E, quando as ilusões se dissolvem como brumas ante o calor do sol interior, reconhece que sua jornada está prestes a transformar-se em comunhão com a Paz.

Artigo de referência: Jornal O Tempo, de 08/maio/2016
Nome do artigo: A vida interior e a fé na transcendência da realidade material
Áudio da Irdin: Conversas com Trigueirinho nº489