cavalos-alforriados-sitio-dos-reinos_02.jpgO Sítio dos Reinos, da Casa Luz da Colina, afiliada à FraternidadeFederação Humanitária Internacional, recebeu esta semana quatro cavalos procedentes de Paquetá, uma ilha turística da cidade do Rio de Janeiro localizada na baía de Guanabara. Eles foram resgatados por pessoas dedicadas à proteção de animais na cidade carioca.

cavalos-alforriados-sitio-dos-reinos_04.jpg Com apoio da Prefeitura da cidade, chegaram a um acordo com os donos dos cavalos que os utilizavam para puxar as charretes usadas como transporte de turistas na ilha. A autoridade local substituiu as charretes movidas a tração animal, conhecidas pelo nome de ‘mateus’, por carrinhos elétricos. Dessa maneira, aqueles que obtinham renda transportando turistas em charretes puxadas por esses cavalos não perderão sua fonte de renda. Assim relatou Mene, responsável pelo Sítio dos Reinos.

‘Trata-se de quatro cavalos machos oriundos do estado do Rio, que foram resgatados porque estavam sendo usados inadequadamente para puxar charretes e já não tinham condições físicas para suportar esta tarefa, segundo os protetores que os resgataram, já estavam sofrendo sob um regime de escravidão’, disse Mene.

cavalos-alforriados-sitio-dos-reinos_03B.jpgEle explicou que esses cavalos estão se recuperando de uma longa viagem que durou mais de 12 horas – chegaram ao Sítio dos Reinos na última segunda-feira à noite – e vão, de agora em diante, formar parte do grupo de animais estáveis da Casa Luz da Colina e da Comunidade-Luz Figueira. Esses representantes do Reino Animal receberam os primeiros cuidados e foram castrados no Rio de Janeiro, em uma ação conjunta do grupo de protetores e da Municipalidade.

comunidade_luz_nova_terra_cavalos2Em maio, a Comunidade-Luz Nova Terra, que se localiza na zona rural de Teresópolis, estado do Rio de Janeiro, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, também recebeu e deu albergue a 20 cavalos alforriados da ilha de Paquetá. Esses exemplares se encontram atualmente sob os cuidados dos jovens da comunidade-luz e de outros voluntários.