Nos dias 30 e 31 de março de 2019, o Núcleo-Luz de Figueira em Brasília, Brasil, recebeu o segundo encontro da Juventude Missionária pela Paz, movimento que busca impulsionar a consciência dos jovens através do aprofundamento na lei do serviço e do amor aos Reinos da Natureza. Em uma conjuntura bastante especial, o encontro contou com a presença de experientes membros da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, entidade que integra e acompanha todas as vertentes de trabalho dentro da obra, desde as Missões Humanitárias até as atividades nas comunidades e monastérios.
O programa contou com a presença de Frei Luciano, sacerdote da Ordem Graça Misericórdia e gestor geral da Fraternidade, além da participação de Imer, missionário consagrado que acompanha as ações da juventude missionária em diversas cidades dentro e fora do Brasil.
Em resposta a esse especial convite, cerca de 14 jovens se congregaram para a vivência, compondo um grupo caracteristicamente heterogêneo em idade, formação e trajetórias de vida, contribuindo assim para a riqueza do encontro e a diversidade de experiências. Não somente os jovens responderam ao impulso, mas também a Rede-Luz de Brasília se reuniu para acompanhar as atividades e partilhas programadas ao longo do final de semana. Uma menção especial não poderia faltar para uma das integrantes mais assíduas do encontro – Aparecida de Maria, a gansa mascote do Núcleo que sempre despontava alegre e interativa a cada atividade.
Mediante a presença de consciências experientes, a vivência se aprofundou no campo do estudo, dedicando, assim, um espaço maior para partilhas. Foram trabalhados campos pertinentes à tarefa espiritual do Núcleo-Luz de Brasília e a importância atual da atividade missionária, abrindo também um espaço para os jovens colocarem suas dúvidas sobre temas particulares aos desafios da juventude. Não obstante, a programação incluiu práticas de contato e serviço aos Reinos da Natureza, yoga, vida grupal e oração, intercaladas ao longo de todo o encontro e permeadas pelo espirito de fraternidade. Assim, acolhidos amorosamente pelo grupo local, os jovens puderam se aprofundar tanto na teoria quanto na prática da vida grupal em um Núcleo-Luz.
A presença de almas consagradas e experientes no caminho espiritual trouxe uma referência muito positiva para o grupo. Ademais, a exposição do amplo campo de atuação missionário e o estímulo à participação dos jovens mobilizou uma resposta interna de cada participante, expandindo a consciência sobre a atual abrangência da Fraternidade e os meios para uma maior integração nesse trabalho.
Assim, o encontro permitiu a ligação de um conhecimento espiritual eclético e preciso com a possibilidade de expressá-lo na vida missionária, nutrindo pontos importantes da consciência da juventude para manifestar uma vida mais coerente com os ideais que almeja viver.
Segundo Pedro Paulo, jovem de 24 anos que reside em Alto Paraíso, cidade próxima ao Núcleo, o encontro veio em um momento importante dentro de sua trajetória individual, trazendo justamente um impulso de integração grupal e um sentimento de fraternidade que procurava, somados à presença de uma instrução segura e profunda.
O Núcleo-Luz de Figueira em Brasília organiza atividades mensais em encontros sempre abertos, ecumênicos e gratuitos.
Mais informações podem ser encontradas no Portal da Fraternidade, assim como os meios para difundir esse trabalho e abrir as portas para que mais consciências tenham acesso a essa oportunidade.