O treinamento ocorreu no dia 2 de julho na ONG R3 Animal, localizada no Parque Estadual do Rio Vermelho, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil. O objetivo foi o treinamento e a capacitação de voluntários para o resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres ao seu habitat. Participaram mais de 40 pessoas.

A palestra de capacitação para voluntários possibilita o apoio à R3 Animal por meio do trabalho voluntário, no tratamento e reintegração dos animais silvestres à natureza. A ONG trabalha para melhorar o bem estar de cada animal durante o processo de reabilitação e pós-soltura.

Estiveram presentes amigos, familiares e membros dos grupos da Rede-luz em Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e São Bento do Sul. Oito integrantes da Rede-Luz Florianópolis assumiram um ritmo semanal de serviço voluntário de segunda a sexta feira, na parte da manhã, na ONG.

A intensificação dos trabalhos junto ao Reino Animal vem ocorrendo depois do lançamento do livro ‘Viver o Amor aos Cães’, de Ana Regina Nogueira, no Sul do Brasil no mês de maio deste ano, quando muitos grupos Rede-Luz da região começaram a assumir tarefas de ajuda junto a este Reino.

No retorno do curso, três membros do grupo tiveram sua primeira experiência de resgate, com um pássaro ferido na estrada.

‘Tivemos a oportunidade de resgatá-lo levando para a R3 Animal onde foi prontamente atendido. Mesmo que ele não sobreviva, pois estava muito machucado, teve a oportunidade de receber naqueles poucos minutos nossa atenção e cuidado’, disse Flávia Santos, coordenadora da Rede-Luz Região Sul.

reino_animal_treinamento_rede_luz_sc_aula1‘Ao resgatarmos o pássaro, ao sentir seu olhar que expressava medo, percebemos um pouco da dimensão da dívida que a humanidade tem com os Reinos da natureza. Percebemos que servir é tão necessário quanto orar e respirar, e que cada pequena ação de serviço é fundamental em meio a toda esta indiferença’, disse Lucia Sirangelo, coordenadora da Rede-Luz Região Sul.

‘O treinamento foi uma oportunidade única, tendo em vista principalmente a necessidade do Reino Animal, que é muito grande’, completou Flávia.