A pedido da comunidade indígena Charrua, localizada na zona rural de Porto Alegre, a Rede-Luz, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), desenvolve projeto de castração de 21 cães e 4 gatos que vivem na Aldeia Polidoro. O projeto teve início no mês de setembro e já promoveu também a entrega de 240 kg de ração, remédios, cobertores, coleiras e guias.

Castração de Cães

Além dos cães antigos, a aldeia acolhe muitos outros deixados no portão, fato que também motivou o pedido de auxílio à Rede-Luz.  A preocupação com a qualidade de vida dos animais é externada por Ângela Charrua, encarregada da interlocução com a Rede-Luz para o preparo dos animais a serem castrados, e os cuidados pós-operatórios: “Quando se trata de saúde, não é só do ser humano, é dos animais também. Então, baseado num bem-viver que nós temos, os indígenas charruas, nós pensamos que um bem-viver também tinha que se estender aos nossos animais. Então, a partir do momento em que eles vão dando muita cria, vão adoecendo e com o tempo ­­– podiam viver mais tempo – ficam se perdendo de tanta cria”.

“Quando conseguimos a parceria com os irmãos, para nós foi muito gratificante porque conseguimos ter o cuidado quase que 100% para eles. Desde que conseguimos esse trabalho voluntário da castração podemos dizer que os animais da aldeia estão num bem-viver muito bom como nós aqui os charruas, e que foi excelente conhecer essa corrente do bem que os irmãos estão fazendo. Nós os charruas só temos que agradecer, porque são mais anos que os animais vão ficar aqui conosco. Então em nome da cacica Akuabê, do cacique Guaiamá, do vice-cacique Osvaldo, eu, Angela Charrua, e a comunidade só temos a agradecer essa parceria que os irmãos estão fazendo conosco”, destaca.

Castração de Cães

Atenta à necessidade de promover uma condição de vida digna aos animais e aliviar seu sofrimento, a Rede-Luz Porto Alegre persevera no propósito. Para contribuir com o projeto envie e-mail para: redeluzpoa@gmail.com