Representantes da Rede-Luz Norte-Nordeste participaram de um retiro espiritual na cidade de Salvador-BA, entre os dias 21 e 23 de julho, no Convento Dom Amando, conduzido por frei Thomas, monge da Ordem Graça Misericórdia – OGM, coordenador da Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepuí de Roraima, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), e responsável pelo acompanhamento da Rede-Luz Norte-Nordeste. 

O retiro, cujo tema foi “Caminhar nas águas com Cristo” cumpre, segundo Frei Thomas, a tarefa de fortalecer e estimular o exercício do retiro entre os grupos da Rede-Luz. O frei refletiu, na abertura do encontro, que “esse trabalho deve ser dirigido para dentro, para uma escuta interior, e deve ir aumentando a voltagem, se aprofundando e se elevando. A vigília é um estado de vigilância e despertar sustentado pela alma, esse é o caminho que vamos construindo individualmente, e como grupo, nesses três dias.” Foi proposto que o grupo procurasse, durante o retiro, manter a conexão com o próprio interior, mesmo ao realizar tarefas práticas, como se segurasse uma bandeja invisível e não a deixasse cair. 

O evento proporcionou aos participantes momentos de profundo silêncio e recolhimento, em comunhão com a natureza, uma oportunidade única, segundo Eliane, integrante do grupo Rede-Luz de Pernambuco: “o retiro está representando para mim um presente de Deus, um bálsamo que chega em um momento difícil da minha vida. O local é muito agradável e de muita harmonia”.

O símbolo da flor de Lótus foi trazido para a reflexão grupal como fonte inspiradora para se encontrar respostas internas mais profundas e que dão sentido à existência humana. Estudos se fizeram presentes no retiro, tendo sido o primeiro com base em passagens da escritura cristã, em que Cristo multiplica pães e peixes e anda sobre as águas. As parábolas foram contextualizadas espelhando a própria jornada interna humana, que oscila entre momentos de maior e menor vivência da fé e conexão com o divino.

Na tentativa de resumir a instrução internalizada, Arlimário, da Rede-Luz Salvador refletiu que “devemos concentrar nossa atenção em dois pontos: foco em Cristo, para sair da mente que nos confirma que na água se afunda, e foco na sustentação da bandeja para que a conexão com o sagrado seja permanente”.

Um trabalho de mantras marcava o início do dia e durante o dia, estudos, orações e sintonias aprofundavam o trabalho. Permeados pela vibração dos cânticos, os colaboradores da Rede-Luz também participaram de um momento de reflexão sobre a tarefa que a Rede-Luz Norte-Nordeste recebe nesse ciclo para manifestação da vida comunitária em Roraima, tendo presente o retiro como uma preparação para o próximo encontro de colaboradores previsto para ocorrer em Roraima no mês de outubro. Segundo Frei Thomas, as instruções e vivências já internalizadas por esse grupo em outras comunidades-luz vinculadas a essa obra, sobretudo na Comunidade-Luz Figueira, a sinergia entre as almas e a fé são ferramentas que o grupo dispõe para a manifestação da nova comunidade-luz.

Quando questionado sobre a dimensão que poderá alcançar a Comunidade-Luz em Roraima, o frei respondeu que ”novas etapas serão reconhecidas à medida que sejam finalizadas as etapas já previstas”. Conforme o lema das irmãs missionárias franciscanas do Convento Dom Amando: “Enraizados em Cristo, revela-se o Amor de Deus”.