Em tempos de pandemia, integrantes da Rede-Luz Joinville, comunidades católicas e apoiadores da Pastoral Indigenista, uniram-se para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados e itens para compor o kit emergencial requerido para as “casas de isolamento”, que abrigam os indígenas infectados pelo Coronavírus nas aldeias da região.

Rede-Luz Joinville e parceiros apoiam indígenas

De acordo com Luís Alberto, da equipe de coordenação da Rede-Luz Joinville, “com o agravamento da pandemia e o número crescente de indígenas infectados pela Covid-19, o nosso objetivo não era apenas o atendimento dos indígenas já infectados, mas também, buscarmos prevenir novos casos”.

Através desta ação conjunta foram entregues 152 cestas básicas à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), 90 kg de ração, doados pela Rede-Luz Balneário Camboriú e kits emergenciais para as casas de isolamento. Os kits entregues continham colchões, travesseiros, jogos de cama e cobertores em cada uma das casas.

Itens Ecológicos de Higiene Pessoal

Rede-Luz Joinville e parceiros apoiam indígenas

Atuando com indígenas da Aldeia Tekoá Tarumã, a voluntária da Rede-Luz, Denise, ofertou um curso de confecção de fraldas e absorventes ecológicos, realizado na sua própria casa, em Curitiba, e do qual participaram duas indígenas.

Além da formação, a Denise também doou absorventes e sacolas de tecido retornáveis costurados por ela mesma.