Casa de Acolhida ao Imigrante

Com a ampliação dos movimentos em ações humanitárias, a Rede-Luz de Florianópolis iniciará uma tarefa de apoio à Casa de Acolhida ao Imigrante, recém-criada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina, em parceria com ACNUR e Caritas Suíça.

No dia 19 de novembro, o grupo da Rede-Luz esteve reunido com gestores da Casa de Acolhida para definir os ritmos do serviço. Os preparativos já vinham ocorrendo antes da chegada dos imigrantes.

Na ocasião, os voluntários se familiarizaram com os novos moradores da casa, famílias dos imigrantes venezuelanos e conheceram as demandas.

Definiu-se, a princípio, que a Rede-Luz terá um ritmo semanal, todas as terças-feiras, ajudando na preparação do almoço e cuidando das crianças, para que as mães possam assistir às aulas de português. Serão realizados também alguns pequenos reparos e instalações.

Quando se pensa em serviço missionário, vem a ideia de que você precisa ir longe para fazer esse trabalho. No entanto, as necessidades estão em toda parte e a realidade da imigração já está batendo à nossa porta!” comenta Kristine Kneipp, nova integrante da Rede-Luz que participou recentemente de uma Vivência Missionária da Fraternidade- Federação Humanitária Internacional FFHI , em Carmo da Cachoeira – MG.

E acrescenta: “aquele que diz SIM ao chamado interno, se autoconvoca para o serviço desinteressado ao próximo, configurando-se assim como agente da futura etapa planetária de paz entre as nações”.

Segundo a coordenadora da Casa, Emanuelly Gestal, “a proposta é que a partir desse momento inicial haja uma maior integração entre todos, e pequenas iniciativas e projetos poderão se desenvolver em conjunto”.

Rede-Luz de Florianópolis estuda a possibilidade de levar os imigrantes para passear na praia, onde poderão conhecer um posto salva-vidas e receber instruções sobre os cuidados com os banhos de mar.

Conheça e saiba como participar também de Atividades Missionárias

* Por Arthur Luba, coordenador da Rede-Luz Florianópolis.