O compartilhamento dos alimentos iniciou-se com uma roda de agradecimento a Deus por toda a doação recebida. Foi dessa forma que o Grupo Rede-Luz de Guarujá, cidade do litoral do estado de São Paulo, Brasil, começou a tarefa na Comunidade Morrinhos IV.

No último dia 20 de dezembro, o grupo seguiu sua rotina semanal de captação e doação de alimentos que se destinam à comunidade. Atualmente estão cadastradas 86 famílias. Na roda de agradecimento, sempre há um diálogo com todos os participantes. Em seguida, cada família retira uma senha, forma-se uma fila e ocorre a entrega das doações arrecadadas: frutas, legumes, verduras e hortaliças.

Durante esse mês de dezembro, relembrou-se, junto à Comunidade, o sentido espiritual do Natal. “Ficamos surpresos porque muitas crianças desconhecem a celebração do nascimento de Jesus. Elas apenas reconhecem a data como ‘Dia do Papai Noel dar presentes’. O significado do presépio também era um tema novo”, relata Rosi Freitas, integrante da Rede-Luz.

Os últimos serão os primeiros

Quando ocorre a distribuição das senhas, as famílias costumam ter a expectativa de pegar os primeiros números, ou seja, sempre almejam os primeiros lugares da fila. Diante disso, o grupo fez uma experiência: em alguns dias, fez a distribuição das doações em ordem crescente e, em outros, decrescente.

Essa mudança na ordem da fila causou um movimento interno muito forte no sentido de aprender que “os últimos serão os primeiros”. Percebeu-se que os moradores da Comunidade foram se tornando mais conscientes de que não existe nem primeiro nem último, mas sim a igualdade entre todos.

Presente para as crianças

Logo após o momento de agradecimento, antes de iniciarem a distribuição, foi pedido a todas as crianças que retornassem porque havia uma surpresa. O grupo separou as melhores frutas e ofertou um “presente de Natal” para cada criança: três frutas de qualidade perfeita. A alegria foi impressionante.

Um fato bem expressivo nesse momento foi quando Rosi Freitas perguntou: “Vocês querem um presente?”. Todos euforicamente responderam que sim. Daí ela retrucou em tom de brincadeira: “E o meu presente, o que vou ganhar?”. Naquele instante, o menino Adryan Oliveira, de 7 anos, que já foi considerado o mais “rebelde” por causa da situação familiar, disse: “Um abraço!”. Rosi conta que recebeu esse abraço não só fisicamente, mas na alma e no coração.

Segundo o filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto, a abundância, no sentido espiritual, “não significa grande quantidade, mas quantidade ideal com qualidade; é vibração espiritual viva, impressa no mundo das formas.”

Francisca Santana, coordenadora do Grupo da Rede-Luz de Guarujá, finalizou: “Percebemos que doação é um exercício de desapego e de amor. Desenvolve uma atitude de não crítica; tornamo-nos menos rígidos, menos inflexíveis, menos resistentes em relação à vida e às pessoas. Enfim, hoje saímos agradecidos e com a certeza de que só o amor nos ajuda a desenvolver atitudes harmoniosas”.

Informações:

redeluzsaopaulo@fraterinternacional.org