Desde 2014, a Rede-Luz Guarujá realiza uma atividade de serviço na Comunidade Morrinhos IV, um dos locais de maior carência socioeconômica da cidade de Guarujá (SP). O grupo recebe doações de alimentos (frutas, verduras, legumes, hortaliças, roupas, calçados, brinquedos etc.) e uma vez na semana faz as doações. No início, eram poucas famílias e rapidamente o número de assistidos cresceu.

Hoje, em 2018, são 86 famílias cadastradas e uma fila de espera de mais 23 famílias. Foi necessário cadastrar as famílias para que o grupo pudesse identificar cada família e suas reais necessidades.

Em paralelo às atividades de serviço, os encontros acontecem semanalmente para oração e atualização grupal. Tais encontros sempre foram a base da união, da irmandade e do fortalecimento espiritual. Em grupo, sempre se pontuou a necessidade de ampliar as possibilidades de serviço e aprofundar o contato com as famílias e crianças.

Reforço escolar

Reconheciam-se muitas atividades que deveriam ser feitas, como reforço escolar, atividades lúdicas, oficinas com adultos e crianças, noções de horta comunitária, entre outras. Porém, sua implantação exigia um espaço adequado. Entretanto, a realidade do grupo não apresentava outras possibilidades e permaneceu apenas com as atividades de serviço na via pública.

Em 2016, o grupo pôde ampliar ainda mais as atividades de doação a partir da sua inscrição no Ministério da Agricultura como representantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Com isso, passou a receber doações do saldo de amostra de alimentos recolhidos do porto de Santos.

Em 2017, foi criado o grupo da Rede-Luz Santos e esses irmãos unem seus esforços e conseguem sempre apoiar algumas atividades que a Rede-Luz Guarujá oferece. Um exemplo desse apoio é o kit de enxoval para bebês ofertado pelo grupo de Santos a cada gestante da Comunidade Morrinhos IV e de outras comunidades. O kit é recebido pelas futuras mamães, que normalmente são jovens mulheres de difícil situação econômica e social.

Essa união grupal gerou frutos e, no início de dezembro de 2017, pôde ser reconhecida e reverenciada como uma sagrada oportunidade de crescimento e ampliação do serviço.

A nova fase de serviço grupal

“Sagrada Sala da Caridade Crística”

Em 2018, pessoas que não fazem parte da Rede-Luz conheceram as atividades dos grupos do Guarujá e de Santos e se dispuseram a ajudar. São pessoas sensíveis e dispostas a colaborar que reconheceram em todas as atividades o compromisso com a verdade, a transparência e o amor ao próximo.

No dia 1° de maio, uma pequena sala foi alugada e, no dia 09/05, o grupo inaugurou suas atividades de serviço no novo espaço. Assim, surgiu a possibilidade de sair da via pública e realizar as atividades num local coberto e em melhores condições. A sala foi nomeada como “Sagrada Sala da Caridade Crística”.

“O dia de hoje marcou um novo ciclo entre todos. Nossos corações percebiam a gratidão em cada olhar… Algum dia, reconheceremos o fruto dessa semente chamada amor. Foi um dia cheio de atividades e alegrias. Pudemos finalizar outros detalhes da sala e oferecemos a primeira aula de reforço”, comentou Rosi Freitas, membra da Rede-Luz.

Em mensagem de São José do dia 19 de janeiro de 2016, transmitida à vidente Irmã Lucía de Jesús, esses grupos puderam encontrar sua inspiração e a confirmação do novo passo que estavam sendo convidados a dar.

Segundo Wanderley Freitas, a energia da sala está cada vez melhor: “Pude perceber a alegria das crianças. Foi realmente gratificante. Parece que São José aceitou mais esta causa”.

Já a apoiadora Erika Melo expressou sua gratidão ao grupo pelas palavras: “Não tenho palavras para descrever minha eterna gratidão a vocês, que estão realizando este trabalho lindo! Uma noite de paz e meu muito obrigada a todos!”.

Embora o espaço seja pequeno, ele se adapta à necessidade grupal. Com a inauguração da Sagrada Sala, ocorre a distribuição semanal de alimentos. No dia 12 de maio, foi oferecida a primeira aula de reforço escolar para as crianças. Três classes foram organizadas. São crianças interessadas em receber um reforço e outras que precisam de apoio no seu processo de alfabetização.

Mais informações:

redeluzsaopaulo@fraterninternacional.org