O Grupo Rede-Luz da Colômbia promoveu de 14 a 16 de outubro de 2017, o I Encontro Coral da Rede-Luz Colômbia cujo título foi “Cantando con La Madre Divina”. O evento, que ocorreu em La Cumbre, no Valle del Cauca, contou com a participação de 20 integrantes do Coral “Hijos de la Paz” e de vários colaboradores. O objetivo foi o de gravar sua primeira canção: “Ave Maria Muisca”.

A atividade com o coral começou em 2015 e desde então participantes viajam, a cada três meses, de diferentes partes da Colômbia para se encontrarem em Bogotá e juntos seguirem viagem até a Lagoa de Guatavita.

Lagoa de Guatavita

A Lagoa de Guatavita fica em uma depressão montanhosa de forma circular, tem 700 metros de diâmetro e está rodeada de bosques nativos a uma altitude de 3.100 metros. O grupo realiza essa tarefa com muito amor e dedicação quatro vezes ao ano. A devoção dos encontros era tão grande que, nesse processo das viagens à Lagoa Sagrada, surgiu a ideia de criar um Coral dedicado à Mãe Divina, mesmo o grupo não tendo conhecimento musical.

Esse último encontro realizado em outubro não ocorreu na região da Lagoa de Guatavita, mas teve como desafio a organização e a oferta de várias gravações musicais, além de cumprir a pauta de oração. Como os integrantes vinham de várias regiões da Colômbia, foi necessário ensaiar individualmente ou em pequenos grupos em suas cidades de residência para que todos estivessem prontos para a gravação.

Cantando com devoção

Os ensaios e as execuções da música “Ave Maria Muisca” foram registrados e farão parte do programa “Música para a Cura e Elevação da Humanidade” que será exibido em breve pela Misericórdia Maria TV. “Muisca” é um povo indígena que habita a região onde se situa a cidade de Bogotá, no coração da Colômbia. Em tempos ancestrais, Guatavita era o palco solene da investidura do Zipa, o cacique muisca. Na simbologia da cerimônia, a Lagoa constituía a manifestação material do Princípio Feminino da Divindade.

“Todo o trabalho foi uma constante oração. Quando não estávamos cantando, havia grupos de irmãos que participavam da oração permanente para sustentar a energia grupal”, disse um participante do encontro.

A música é um poderoso instrumento de elevação da consciência e pode, nesse sentido, ser uma expressão da devoção que se caracteriza pela “vontade persistente de ampliar o próprio nível de consciência”, um impulso que “acompanha o ser, se perpetua e continuamente cresce, tornando-se cada vez mais direto e puro”, como se pode encontrar na definição do verbete Devoção no Glossário Esotérico, de Trigueirinho.

“Durante este primeiro encontro do coral fomos conscientes da delicadeza e da minúcia que é todo este processo de gravação de uma canção, mas ainda não está tudo completamente pronto, ainda nos falta gravar algo de percussão e uma flauta, pois nenhum de nós ainda sabe tocar flauta, por isso estamos buscando a colaboração de outros irmãos que possam ofertar para nos ajudar a gravar. Logo virá o processo da finalização e então poderemos gravar o videoclipe que acompanhará a canção. Estamos planejando filmar em Guatavita durante o próximo encontro que ocorrerá em janeiro de 2018”, disse outro participante do encontro.

Pelo êxito da iniciativa, a Rede-Luz Colômbia pretende dar seguimento a esse tipo de atividade e já vislumbra a possibilidade de gravar mais adiante uma próxima canção para continuar com seu trabalho de serviço e oração pela humanidade por intermédio da música.

O encontro inspirou e foi exemplo de como através da união grupal, da oração, da fé e da devoção, pode-se gerar uma grande força e irradiar impulsos de paz e fraternidade para todo o planeta.

Informações:

Para colaborar com o Coral “Hijos de la Paz”, seja com o canto, tocando flauta ou fazendo percussão,  contate: difusion.red.luz.colombia@gmail.com

Para conhecer mais sobre o Grupo da Rede-Luz na Colômbia, acesse aqui o canal oficial no Youtube no qual são compartilhadas as atividades e os encontros de oração que são promovidos pelo grupo.