Interior do VetMóvel

A Rede-Luz Ceará participou da cerimônia de entrega do VetMóvel pela Prefeitura de Fortaleza, Ceará, Brasil, no dia 30 de maio de 2018. O VetMóvel é um equipamento itinerante de castração e de serviços clínico-veterinários, disponibilizado a animais pertencentes a tutores de baixa renda ou provenientes de ONGs e abrigos.

Para participar do evento, o grupo da Rede-Luz atendeu ao convite da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), criada especialmente para a administração do VetMóvel. Na ocasião, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deu posse aos quatro veterinários aprovados em concurso público. Eles vão compor a equipe responsável pela castração de animais domésticos (cães e gatos), mas também pelas consultas, pelas orientações, pelas vacinações, pela realização de exames rápidos, pela distribuição de material educativo e por outros procedimentos clínico-veterinários.

A Rede-Luz Ceará, com a presença de seis integrantes, abriu a cerimônia com uma breve explicação sobre o que é a Rede-Luz Planetária. O grupo entregou ao prefeito e à coordenadora especial de Proteção e Bem-Estar Animal, Toinha Rocha, livros enviados pela escritora e fotógrafa Ana Regina Nogueira. As obras ofertadas foram: “Por que ninguém me disse isso antes?” e “Ensolarar vidas”, ambas publicadas pela Irdin Editora. Além disso, foram entregues fôlderes informativos da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Sintonia com cânticos e orações

Em seguida, Lucíola Falcon, coordenadora da Rede-Luz Ceará, juntamente com integrantes do Coral realizaram uma breve sintonia, permeada de cânticos e orações. Primeiramente, ela lembrou a todos os que estavam ali presentes (equipes da Prefeitura, representantes das ONGs, dos abrigos, cuidadores e protetores) que, desde 2015, o grupo da Rede-Luz foi partícipe da gestação deste projeto. Portanto, os membros da Rede-Luz eram testemunhas vivas da feliz conclusão de um longo e complexo processo, que enfrentou muitos obstáculos.

Como tudo o que acaba de nascer necessita de proteção e acompanhamento, todos ali foram convidados a ser guardiões do VetMóvel. A seguir, os participantes do evento abraçaram simbolicamente o veículo e ofertaram, de coração, por três vezes, a Oração pelos Reinos do Planeta: “Mãe do Céu, Mãe Terra, intercede por nós e pelos Reinos”.

Os membros da Rede-Luz Ceará receberam os agradecimentos dos participantes, em especial de Rosânia Ramalho, coordenadora-geral da equipe dos veterinários do VetMóvel, e do veterinário Ricardo Ribeiro, que declarou, em profunda gratidão, com os olhos marejados: “Vocês não imaginam o quão importante foi tudo o que vocês fizeram aqui hoje para todos nós!”.

Mais informações:

redeluznortenordeste@fraterinternacional.org