Comunidade-Luz de Roraima, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), foi anunciada em 2021, fruto do trabalho de oração e esforço das Redes-Luz Venezuela e Norte-Nordeste do Brasil, além do serviço humanitário da Missão Roraima.

Membros da Comunidade-Luz de Roraima: monges, servidores humanitários voluntários e colaboradores.

Antes, o que existia era o Núcleo-Luz, que desde 2017 dava sustentação espiritual e logística para a missão humanitária junto à migração venezuelana para o Brasil.

Comunidade-Luz de Roraima possui dois monastérios: um masculino, outro feminino. São os Monastérios da Sagrada Humildade de São José. A Comunidade é composta também por servidores humanitários, que servem à Missão Roraima por meio do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI); além de membros da Rede-Luz ou de outras Comunidades-Luz que permanecem um período em Boa Vista.

A Comunidade-Luz está dividida em dois espaços: a sede na cidade de Boa Vista e a Comunidade-Luz propriamente dita, que fica em uma área semirrural de Boa Vista.

Atualmente, uma grande construção está sendo levada adiante, marcando o início do surgimento da Comunidade-Luz Flor do Sagrado Tepui dentro de um planejamento que prevê: 4 módulos de hospedagem, 2 monastérios, refeitório, sala de oração, auditório e área de manutenção.

Essa construção é um primeiro módulo de hospedagem para que os grupos de colaboradores, missionários humanitários voluntários, membros de outras Comunidades-Luz e monastérios possam habitar na Comunidade-Luz de Roraima.

O terreno da Comunidade-Luz tem o formato de uma tira: são 10 hectares, com 100 metros de largura por 1000 metros de comprimento.

No futuro, a agrofloresta integrará a rede de serviço doando parte da produção será para instituições e pessoas necessitadas

Atualmente, existe na Comunidade-Luz uma área de plantio de meio hectare com manejo na metodologia de agrofloresta e algumas construções de suporte.

Recentemente, o monastério masculino migrou para o campo, deixando a casa alugada na cidade.  Frei Thomas, gestor da Comunidade-Luz e coordenador do monastério masculino, comenta a importância dessa mudança:

“O monastério masculino está improvisado em dois containers para sustentar as atividades dessa fase pioneira da Comunidade-Luz: mutirões, construção, áreas de plantios e a própria proteção do terreno. Além disso, a presença espiritual do monastério nas terras da Comunidade-Luz possibilita que as atividades públicas de oração com vizinhos e convidados tenham melhor acompanhamento”.

Próximo aos containers do monastério está situado o espaço litúrgico da Comunidade-Luz: a sala de oração, que também está adaptada num container, e a área das Árvores Guardiães, que é uma espécie de epicentro espiritual onde se realizam trabalhos importantes, como os sacramentos nas Maratonas e sintonias.

Casa de oração da Comunidade-Luz atualmente está adaptada em um container

A construção do 1° módulo de hospedagem

A atual construção representa o primeiro passo da Comunidade-Luz dentro do projeto estabelecido. É um módulo de hospedagem de 250 metros quadrados, com seis quartos, sendo um conjunto de banheiros para cada dois quartos, além de sala de oração, escritório, sala de banho terapêutico, cozinha e área de serviço.

Na Comunidade-Luz haverá um espaço onde serão realizadas, com apoio dos monastérios, exercícios espirituais de oração, silêncio e sintonia.

Cesar Daltro integra a Rede-Luz Salvador e é o gestor de obras da Comunidade-Luz de Roraima, acompanhando à distância a evolução da construção, além de visitas técnicas periódicas. César diz que houve um cuidado especial na elaboração dos projetos dessa primeira construção:

“Foram desenvolvidos todos os projetos de arquitetura, estrutura em concreto, estrutura metálica de cobertura, elétrico, climatização e hidrossanitário, sendo a construção projetada com cuidados de segurança sísmica e contra inundações, como orientado pelo Conselho de Guiança Permanente.”

Com o apoio da Fraternidade – Federação Humanitária  (FFHI) e a doação inicial de colaboradores externos, conseguiu-se os recursos para início da construção em Roraima.

Com esses valores conseguiu-se executar a construção básica da obra e levantá-la do chão, sendo cumprida a fase de fundações, superestrutura, alvenarias e parte das instalações.

Setor de Obras da Comunidade-Luz tem feito um acompanhamento diário jdo desenvolvimento da obra

Uma etapa delicada está sendo levada adiante no atual ciclo: é a montagem das estruturas da cobertura e do telhado. Essa atividade também está sendo realizada com apoio da Fraternidade – Federação Humanitária  (FFHI).

As etapas que seguem já estão começando, e são:

  1. Revestimentos;
  2. Esquadrias;
  3. Instalações de equipamentos;
  4. Forro e pintura;
  5. Acabamentos.

Por meio da colaboração importante de um membro da Rede-Luz da região sudeste, conseguiu-se garantir a construção até o final do mês de abril.

Nesse processo, o papel da Rede-Luz Norte-Nordeste tem sido fundamental, pois financia toda a sustentação da Comunidade-Luz e seus gastos mensais, além do aluguel do terreno vizinho à Comunidade-Luz. Por meio desses recursos, também é financiada a presença de um colaborador permanente, que acompanha diretamente as obras.

Para a conclusão das obras, que alcançará a terceira semana de junho, será necessário um apoio adicional para completar os recursos previstos. Uma campanha de arrecadação está sendo levada adiante pela Rede-Luz Norte-Nordeste para a conclusão da construção.

Contamos com sua fraterna adesão, faça uma doação!

+5571999721851 – Celina – Coordenação Rede-Luz Norte Nordeste