O movimento das missões chegou à Argentina, através da 1ª Vivência Missionária, que aconteceu do dia 15 a 18 de novembro na Comunidade-Luz da Irmandade, localizada nas serras de Córdoba, Argentina. Desta vivência, participaram 35 pessoas de diferentes províncias argentinas.

Até então, estas vivências estavam ocorrendo somente na base missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional FFHI em Carmo da Cachoeira, Brasil, e agora a nação argentina recebeu a mesma oportunidade de ter um espaço de capacitação, vivência e instrução para treinar pessoas que sintam vontade de servir nas missões humanitárias internacionais.

1º DIA: Integração e atividades iniciais

Primeira Vivência Missionária na Argentina

A Vivência se iniciou na tarde do dia 15. Todo o grupo se reuniu para receber as primeiras orientações e instruções do que são as missões humanitárias e de que modo este tipo de vivências preliminares pretende contribuir. O missionário-matriz Ricardo Baumgartner foi encarregado de coordenar a capacitação, através da sua experiência de vários anos de serviço nas missões.

2º DIA: Ação e experiência através do serviço

Primeira Vivência Missionária na Argentina

No dia 16, o grupo dirigiu-se ao Santuário Equidade, localizado na cidade de Cruz del Eje, um refúgio dedicado especialmente ao resgate de cavalos maltratados, além de acolher outros tipos de animais como cachorros, bois, ovelhas etc.

Foi um momento especial, em que a fraternidade entre os dois grupos que servem ao reino animal pôde ser sentida fortemente, o que levou a uma tarefa de harmonização dos espaços muito produtiva e eficiente.

“Hoje estamos fazendo um trabalho com os companheiros da Fraternidade. Está-se vivendo um ambiente precioso, em que todo mundo colabora, dá sua contribuição. Estou muito feliz de viver um dia assim, com os companheiros.”, comenta Laura, voluntária do Santuário Equidade.

3º DIA: Harmonia e coordenação grupal

Primeira Vivência Missionária na Argentina

No terceiro dia, depois de compartilhar uma oração no Centro Mariano do Espírito Santo, o grupo organizou a entrada deste Centro com retirada de mato, limpeza do riacho que atravessa o terreno e organização dos caminhos de acesso. Pontualidade e precisão da tarefa foram os aprendizados através deste serviço.

À tarde, teve início o primeiro módulo da Academia Missionária. Foi apresentado o livro da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional FFHI e, em uma dinâmica de grupo, compartilharam sobre princípios e valores a respeito do que é ser missionário e sobre as atividades missionárias. 

4º DIA: Encerramento e síntese

Primeira Vivência Missionária na Argentina

Num pequeno bosque situado na Comunidade-Luz, o grupo foi orientado para limpar e reorganizar os espaços de hospedagem que todos utilizaram. Isto levou cada um a se conscientizar que não só a tarefa em lugares externos é importante, como também é necessário oferecer este mesmo serviço e atenção aos espaços que nos acolhem.

Também foi realizada uma tarefa de plantação de flores ao redor do local de hospedagem, e uma parte do grupo pôde colaborar num espaço agroflorestal que a Comunidade-Luz da Irmandade tem nesse lugar.

À tarde, como encerramento da Vivência, compartilharam experiências em missões que a Fraternidade Internacional FFHI realiza, a interação com agências internacionais e outros grupos de serviço, os ritmos nas missões, entre outros temas.

O dia finalizou com uma avaliação individual, e o grupo trocou impressões sobre a experiência vivida nestes dias.

Gratidão e um grande impulso de serviço encerraram esta primeira vivência, com a intenção de realizar outros treinamentos nos próximos meses.

“Foi uma grande aprendizagem, cada participante me mostrou algo que tenho que melhorar e é algo maravilhoso, que se mostra quando trabalhamos juntos e nos esquecemos de nós mesmos. Deixo este lugar plena de uma inexplicável alegria”, expressou Florencia Biancalana, de Bahía Blanca.