De 20 a 28 de janeiro, foi realizada a 34ª Vivência Missionária organizada pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Participaram 14 voluntários vindos de diversas cidades do Brasil e da Colômbia.

As atividades foram desenvolvidas no Parque Francisco de Assis, na cidade de Lavras, Minas Gerais; na Comunidade-Luz Figueira (Vida Criativa -VC- e F2); na Casa Luz da Colina (Sítio dos Reinos); no Galpão de São José e no asilo São Vicente de Paula, ambos na cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil.

Parque Francisco de Assis

Os participantes reuniram-se no sábado, 20, em Carmo da Cachoeira, a cidade onde está localizada  a sede da Fraternidade e as instalações de alojamento dos missionários. No dia seguinte, o grupo foi  para Lavras, a 55 quilômetros de distância. Lá entraram em contato com a realidade de 450 cães de rua resgatados pelo Parque Francisco de Assis.

Grande alegria

“Foi uma grande alegria para mim ser recebido por uma sinfonia de latidos que nos cumprimentavam e clamavam por um pouco de atenção. E saber que humildemente algo poderíamos fazer, ainda que por algumas horas, banhando-os, limpando seus ambientes, entregando-lhes um pouco de amor”, disse Anderson Pereira Santiago, um dos 14 voluntários presentes na vivência.

“Estamos muito gratas pela visita dos missionários porque esse lugar sempre se transforma com esse amor, com o qual eles realizam todas as suas tarefas”, disse Lenilce Gomide, uma das fundadores do Parque.

Vida Criativa

Na segunda-feira 22, os voluntários foram para a Vida Criativa (VC), uma das áreas de hospedagem da Comunidade-Luz Figueira, onde harmonizaram o setor de banhos curativos, na área do lago. “É o começo de uma grande transformação que vai revitalizar e aprimorar todo o processo de cura que ocorre nesse lugar, em união com os Reinos da Natureza“, afirmou Florence, uma das coordenadoras da Vida Criativa.

Sítio dos Reinos

Na terça 23, foi a vez do Sítio dos Reinos, em Carmo da Cachoeira. O grupo liberou uma passagem, uma cerca desativada há muito tempo e que estava coberta por plantas trepadeiras. Também foi  removida uma cerca de arame e feita uma limpeza geral da área. “Eu sinto uma profunda gratidão por essa oportunidade de cura. Esta limpeza que realizamos aqui se reflete e influencia em  nossos processos individuais de liberação”, compartilhou Amanda Borges Scribano, outra participante da Vivência Missionária.

Galpão de São José

Harmonização prévia à feira do sábado

No galpão de São José, depósito de doação atendido pelos missionários da Fraternidade, houve tarefas na quarta-feira, sexta-feira e sábado. Os dois primeiros dias foram dedicados à limpeza do local, organização e restauração de doações, bem como na harmonização das prateleiras. O sábado foi o dia de atendimento às pessoas necessitadas que, em grande quantidade, chegaram à procura de roupas, sapatos, colchões e outros objetos armazenados no local. Desta vez, as crianças que acompanharam seus pais ou familiares puderam participar de jogos e entretenimentos especiais, em harmonia com a natureza do ambiente.

Dia de festa

“Foi um dia de festa, com muitas pessoas, senti o amor dessas pessoas ao receberem as doações, de maneira calma, sem perturbações”, disse Suely Poeta, integrante do Grupo Rede-Luz de São Paulo.

“É muito bonito ver como as pessoas vão felizes, levando as coisas que precisam e também participando dessa troca de amor fraternal. Isso nos renova para continuar servindo com grande alegria”, compartilhou Myriam Ramíres, da Rede-Luz Colômbia.

Asilo São Vicente de Paula

Os idosos do asilo São Vicente de Paula, em Carmo da Cachoeira, receberam a visita dos voluntários na tarde de sexta-feira, quando rezaram juntos o Terço da Divina Misericórdia. Como em ocasiões anteriores, a troca de amor e gratidão esteve bastante presente, de acordo com aqueles que estavam no local.

Labirinto de F2

Em F2, outra das áreas de hospedagem da Comunidade-Luz Figueira, a Vivência Missionária abriu a possibilidade de colaborar na harmonização do Labirinto, um dos espaços sagrados da Comunidade-Luz. Os voluntários limparam o lugar, retirando folhas e galhos caídos.

“O labirinto de F2 representa o caminho que percorremos na vida e que, a certa altura se converte na busca de algo superior, interno, profundo. E nós, como missionários, tivemos a oportunidade de limpar esse caminho de tudo o que nos distrai nessa busca, nesse alinhamento. Rodeado por eucaliptos que crescem para cima mostrando-nos o nosso verdadeiro destino: aspirar sempre ao Alto”, refletiu Rosi Freitas, da Rede-Luz de São Paulo. A voluntária observou que uma Vivência Missionária nunca é igual a outra, porque tudo está sempre em contínua transformação, gerando novas experiências para viver e compartilhar em grupo.

Cura espiritual

Asilo em Carmo da Cachoeira

As Vivências Missionárias são realizadas todos os meses, e tem a duração de uma semana. Nas palavras de Luzia Serdano, coordenadora da 34ª edição, essas experiências representam, para aqueles que participam delas, uma grande oportunidade para a cura espiritual, a liberação das tensões próprias da agitada vida atual, a pacificação do coração, e a experiência da alegria de servir os mais necessitados no mundo: seres humanos marginalizados e esquecidos pela sociedade, animais carentes de amor, e a Natureza desequilibrada por tantos excessos.

Os interessados em participar das próximas Vivências Missionárias podem obter mais informações na secretaria da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional:

secretaria@fraterinternacional.org
Telefone: +55 (35) 3225-1233
WhatsApp: +55 35 9914 1200