Os Raios – Um Mistério Insondável

Cada um de nós, cada planeta, cada sistema solar é expressão de raios. Aquilo que designamos como raios são expressões de energia, e dizer que somos expressões de raios significa que existimos como manifestação dessas energias. Entretanto, num nível mais profundo, existe algo de um mistério insondável.

Durante esta leitura, vamos relaxar nossa mente e abandonar, por uns momentos, o trivial, com o qual lidamos todos os dias, e procurar entrar num campo mais amplo de vida.

Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio


O Sistema Solar

Sabemos que este sistema solar não é o único nem o mais evoluído do cosmos; é apenas um, dentre os infinitos manifestados. Imaginemos, então, um grupo de apenas sete sistemas solares, cada qual canalizando um raio, que é a sua “alma”, a sua vida ou a sua qualidade essencial.

O sistema solar onde vivemos é expressão do segundo raio cósmico, também chamado a energia de amor-sabedoria. Para nós, o segundo raio é fundamental e básico, sendo a sua energia de amor-sabedoria a que rege tudo nos limites desse sistema.

Segundo Raio Cósmico – Amor-Sabedoria

O amor-sabedoria, ao expressar-se neste sistema solar, subdivide-se em sete energias As subdivisões dessa energia – os sete raios – são as seguintes:

1º Vontade-poder;
2º Amor-sabedoria;
3º Inteligência ativa;
4º Harmonia de opostos;
5º Conhecimento concreto;
6º Devoção-idealismo;
7º Ordem e organização

Até o final do seu ciclo de manifestação, este sistema solar deverá exprimir totalmente a energia que constitui sua essência.  Pouco a pouco o amor-sabedoria vai se irradiando através de tudo que existe, até revelar-se em todos os níveis de consciência.

Vejamos como podemos expressar essas subdivisões no diagrama:

Quando pensamos que amamos

Quando pensamos que estamos amando, na verdade estamos vivenciando um reflexo desse amor-sabedoria cósmico. Isso explica por que não ficamos satisfeitos com a nossa própria capacidade de amar (ainda limitada). O amor deve ir se revelando aos poucos, como energia, em todo o sistema solar em evolução. Sentir-se incompleto faz parte do processo de realização de todo o sistema.

Tudo o que nos leva para o egoísmo e para a separatividade é contrário a essa grande corrente evolutiva; nesta época, precisamos ir tomando consciência da nossa própria unidade com o Todo.

Os sete raios

Os sete raios, subdivisões do amor-sabedoria cósmico, manifestam-se ciclicamente, apesar de estarem sempre presentes.. Há períodos em que alguns raios estão plenamente ativos e outros, não. Os não-ativos não estão ausentes, mas sim cumprem outros ciclos

Uma pessoa

Uma pessoa pode manifestar todos os raios, embora nem todos se expressem nitidamente. Há em nós muito mais energia em circulação do que podemos imaginar.  Manifestamos diferentes raios nos diferentes níveis do nosso ser: nos corpos físico, emocional e mental, na personalidade, na alma e na mônada (ou espírito).

Os nossos centros etéricos, os órgãos do corpo físico, o país onde encarnamos e a humanidade como um todo são também regidos por raios. Para descobrirmos esses raios, é necessária certa autodisciplina, que podemos desenvolver principalmente nos tempos modernos, em que a energia da ordem e organização — o sétimo raio — está muito ativa no planeta.

Convite ao leitor

Convidamos o leitor a observar os tipos de energia que se manifestam nos corpos da sua personalidade: o físico, o emocional e o mental. Neles, os raios são mais evidentes do que nos níveis mais profundos do ser. Procure pesquisar suas próprias características, percebendo-as, intuindo-as. Após descobrir a energia de um desses corpos, procure manifestar, por intermédio dele, com suas ações, sentimentos e pensamentos, outras energias, que são sempre sub-raios do raio principal. Isso possibilitará que o corpo trabalhado se vá tornando maleável, adaptável e cada vez mais útil ao serviço da energia criativa que está na sua essência.

Quando os corpos físico, emocional e mental manifestam livremente seus respectivos raios, começa a emergir o raio da personalidade. Depois, à medida que a personalidade faz o alinhamento com a alma, emerge o raio da alma. Após uma evolução mais profunda, será possível, também, perceber o raio da mônada — o eterno indivíduo que somos, imerso na consciência cósmica.

Para se realizar o trabalho de alinhamento dos corpos entre si e da personalidade com a alma, ou seja, para a harmonização de todas essas energias de raio, é necessário haver uma meta espiritual clara para a própria vida. Quanto maior a concentração nessa meta, mais a energia responderá com os seus ilimitados recursos criativos.

Assumir inteiramente tudo o que conduz a esse propósito
e rejeitar o que dele nos desvia — eis o caminho…

Livro de TrigueirinhoAs Energias dos Raios e Nossas Vidas
Texto extraído do capítulo: Os Raios (p. 13)
Áudio da Irdin: Conversas com Trigueirinho nº 354
Áudio completo em: http://www.irdin.org.br/site/produto/001443/