O calor do reencontro

No dia 8 de novembro, a Escola Parque Tibetano após estar fechada desde março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, abriu suas portas para receber professores e educandos, iniciando suas atividades de ensino no formato híbrido, que conjuga atividades presenciais e atividades remotas.

O retorno às aulas foi preparado com muita dedicação e várias ações foram realizadas para concretizá-lo. Nas reuniões pedagógicas, a equipe educativa buscou alinhar-se em torno da necessidade de acolhimento e escuta das crianças e suas famílias, assumindo um trabalho conjunto de guardiães da vida e dos protocolos legais exigidos ao retorno social.

Os espaços da Escola precisaram ser acordados, pois dormiram por um longo tempo durante o isolamento social. Eles foram revitalizados e adequados com um importante investimento estrutural: contando com a instalação de lavatórios, compra de equipamentos de proteção sanitária e demarcação do solo para respeitar o distanciamento, seguindo criteriosamente as orientações do “Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Presenciais no Contexto da Pandemia de Covid-19”, elaborado pela Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais.

Todas as demais estratégias adotadas pela Escola para a retomada segura e retorno às aulas foram descritas no Plano Individual de Instituição de Ensino (PIIE). Esse documento foi elaborado pela gestão da Escola seguindo as orientações legais necessárias e como resposta para a retomada gradual exigida pela Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais que acompanha e supervisiona o funcionamento e a estrutura da Escola.

A Escola também recebeu a inspeção da Vigilância Sanitária que aprovou a sua reabertura e elogiou a organização e a higienização dos espaços. 

Para que o retorno às atividades presenciais acontecesse de modo seguro e gradual, após tanto tempo de isolamento, foi organizado um revezamento entre as turmas, de modo que cada grupo de educandos possa ter aulas presenciais duas vezes na semana, garantindo que não haja aglomeração. Manteve-se também a intenção de retomar o espaço da Escola como um lugar de convivência, de reencontro, de trocas, de interações sociais essenciais ao desenvolvimento e à ampliação das experiências de cada um.

Foi visível a alegria e o contentamento de todos em poder estar novamente no espaço da Escola. O que antes já era um espaço de harmonia e beleza, se tornou um espaço para fortalecer, a várias mãos, ações colaborativas de cuidado e manutenção.

Apesar de tudo estar muito bem preparado para o retorno às aulas, não sabíamos como de fato esse retorno seria vivido por cada um, o que exigiu de toda a equipe a abertura para olhar e acolher o novo que está por se mostrar a cada momento. 

O espaço da Escola e as relações que nele são tecidas criaram as condições necessárias para que crianças e jovens experimentassem novas descobertas, ressignificassem experiências e saberes. Os desafios passaram a ser vividos como oportunidades e exercícios de cooperação, de respeito, de confiança, de reconexão consigo mesmo, com os demais e com os Reinos da Natureza, muito presentes na Escola.

Constatou-se que a presença do professor e os contatos diretos e fraternos reafirmavam vínculos importantes ao processo de aprendizagem, valorizando o seu lugar como aquele que intencionalmente acolhe, medeia, potencializa e amplia os processos educativos.

A alegria das vivências presenciais

Lester, pai de duas estudantes (Pré-escolar e 2º ano), comentou que após o retorno às atividades presenciais, as crianças voltavam para casa com muita alegria e que quando souberam que logo haveria férias, disseram que não precisavam de descanso, que queriam continuar indo à Escola.

Matteo (10 anos, estudante do 4º ano) disse: “Gosto muito de ir à Escola, pois gosto muito de poder fazer as atividades presencialmente com a professora. Gosto muito de poder brincar com as outras crianças que eu não vejo todo dia, gosto de fazer as atividades, de fazer os ritmos… Eu queria poder vir para a Escola todos os dias!”

Irmã Inmaculada, coordenadora pedagógica da Escola e professora auxiliar do 4º ano, declarou: “Eu sinto que não tem comparação, a possibilidade do encontro, de poder realmente estar na presença, o contato direto e fraterno com e entre as crianças, isso tem trazido uma renovação da energia da Escola inteira. Tem sido possível ver como as crianças vêm com alegria. Elas estão respeitando e valorizando muito mais a Escola. Estão mais participativas, entusiasmadas. Percebemos o quanto as crianças cresceram, amadureceram e, nas rodas de conversa, estamos podendo ouvi-las sobre o que elas viveram nesse período de isolamento, observando quanta resiliência desenvolveram”.

A coordenadora pedagógica complementa ainda: “Por outro lado, nas sintonias grupais (momentos de abertura do dia), percebemos que as crianças conseguem se expressar e se expor sem receio e isso tem sido um exercício muito enriquecedor para todos. Elas revelam o ponto de sua caminhada no letramento e com muito respeito se ouvem uns aos outros”.

Então, é assim que, apesar do momento desafiador que está sendo vivido pela humanidade, toda a comunidade escolar ficou radiante com a oportunidade desse reencontro antes das férias escolares!