Celebraremos o Dia da Árvore, 21 de setembro, contando a experiência de reflorestamento realizada pela Comunidade-Luz da Irmandade, filiada à Fraternidade – Humanitária (FFHI).

Na Criação, tudo é perfeito e tem seus ciclos. Cada elemento e Reino da Natureza se complementa e gera uma harmonia que permite toda a vida sobre a Terra e no Universo.

Se o ser humano começa a depredar a vegetação, rompem-se valiosos elos que nos unem com a Fonte dessa Criação e que permitem a existência de todos os seres.

Como reparação desse tipo de desequilíbrio que o Planeta vive, o reflorestamento surge como um modo de aliviar e resgatar o ciclo natural que faz com que tudo siga seu curso na Terra em perfeita harmonia.

Como reparação desse tipo de desequilíbrio que o Planeta vive, o reflorestamento surge como um modo de aliviar e resgatar o ciclo natural que faz com que tudo siga seu curso na Terra em perfeita harmonia.

Mudas - Dia da Árvore FFHI

As árvores, grandes servidoras

Sabemos que, além da transformação que as árvores realizam do dióxido de carbono em oxigênio, tão vital em nível global, neste momento, dada a situação ambiental que a Terra atravessa, as árvores também cumprem um papel fundamental na vida do solo. Elas, além de produzirem frutos, sombra e matéria vegetal para a vida de todos os Reinos da Natureza, também realizam um trabalho subterrâneo muito importante. Com suas raízes e processos químicos internos, a vida mineral da terra é renovada. Abrem com suas raízes o solo para que a água da chuva possa penetrar mais profundamente, evitando a geração de erosão e aluviões que ocasionam riscos, inclusive a assentamentos humanos.

Além de todo o serviço citado anteriormente, as árvores realizam um outro tipo de serviço, em nível espiritual, criando uma conexão com energias superiores que ajuda a manter parte do equilíbrio sutil do planeta.

Projeto de reflorestamento

O projeto de reflorestamento da área da Comunidade-Luz da Irmandade, localizada nas Serras de Córdoba, Argentina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), surgiu da necessidade de regenerar o habitat diante da degradação causada pelo ser humano nos últimos séculos. Essa degradação se deveu a incêndios, ao corte indiscriminado de árvores e ao uso indiscriminado da terra para a criação de gado, entre outros fatores, gerados, principalmente, pelo ser humano.

Embora observemos que a flora originária dessa região tem uma grande capacidade de resiliência, os fatores que a levaram à presente situação têmsido constantes e violentos. Portanto, sentiu-se a necessidade de ajudar a natureza em seu processo de regeneração.

Para levar adiante esse projeto, consultou-se uma engenheira florestal da região, especializada na plantação de árvores nativas. Além de realizar um informe pormenorizado, ela ofereceu um curso de capacitação para os membros e colaboradores da Comunidade-Luz da Irmandade em 2019. Depois desse impulso inicial, conseguiu-se plantar cerca de 70 árvores nativas.

Lamentavelmente, no último incêndio, em 2020, a grande maioria se queimou. Mas o projeto continua de pé e sempre é tempo de recomeçar…

Mudas-Dia da Arvore FFHI

Árvores originárias

Nesse momento, a Comunidade-Luz da Irmandade conta com cerca de 100 mudas (brotos) de árvores e muitas sementes para plantar na primavera. Na área das plantações, construiu-se uma sementeira que servirá de viveiro para preparar as árvores nativas antes do transplante.

As árvores que se plantarão no projeto de reflorestamento serão espécies autóctones da região, já que isso possibilita uma recuperação do equilíbrio biológico natural.

Atualmente, as espécies que estão disponíveis para plantar são: Braúna (Schinopsis marginata), Algarroba Branca (Prosopis alba) e Algarroba Negra (Prosopis nigra), assim como sementes de Pêssego do Campo (kageneckia lanceolata), Maçã do Campo (Ruprechtia apetala), Espinilho (Vachellia caven) e Buriti (Trithrinax campestris).

Também serão semeadas Côco (Cocos nucifera) e Aroeira-Salso (Schinus Molle), espécies muito presentes na região.

Pessego-Dia da Árvore FFHI

Cuidados especiais

Na Comunidade-Luz da Irmandade há algumas pessoas que estão encarregadas das tarefas do cuidado das árvores. No entanto, todos os seus membros têm a oportunidade de realizar tarefas com elas, e assim ter um contato mais interno com o Reino Vegetal.

Entre essas tarefas estão os trabalhos de poda e limpeza. Também se rega, levam-se a cabo cuidados com produtos orgânicos contra as pragas das frutas, assim como fertilização e cobertura do solo com matéria orgânica.

Símbolo de serviço destes tempos

Frei Matías del Sagrado Corazón de María, monge da Ordem Graça e Misericórdia, e coordenador da Comunidade-Luz da Irmandade, compartilha conosco:

“Essaoferta feita às árvores é um pequeno símbolo do que a humanidade está chamada a realizar neste tempo, em que já não é suficiente falar de autossustentabilidade e cuidado da natureza. É necessário ajudar a Terra em sua regeneração, depois de tanta destruição que ocasionamos como humanidade.

Sentimos que o trabalho de reflorestar com espécies nativas é uma boa oportunidade de fazer algo como reparação de todo o dano causado à natureza.

Realmente, participar do plantio de espécies autóctones desde os primeiros passos, como o preparo da terra, os recipientes, as mesas e a sementeira em que tudo isso se realiza, e depois ver as plantas germinarem e crescerem, convertendo-se depois em árvores que cobrirão a superfície do campo com suas matizes e aromas, curando e regenerando toda a área, é algo muito inspirador e motivador, que nos traz bastante esperança e alegria”.

Seguindo o exemplo das plantas que se regeneram com grande perseverança frente às grandes adversidades, chega-se à fé de que é possível ajudar, com tudo que estiver ao nosso alcance, para que o Reino Vegetal retorne ao equilíbrio e, dessa forma, agradecer por tudo que ele nos brinda com seu serviço incondicional.

Plantio Dia da Arvore FFHI.