A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) lançam um plano regional de US$1,35 bilhão para responder às crescentes necessidades humanitárias de refugiados e migrantes venezuelanos na América Latina e no Caribe e nas comunidades que os hospedam.

No início de novembro de 2019, havia aproximadamente 4,6 milhões de refugiados e migrantes da Venezuela em todo o mundo. Quase 80% estão em países da América Latina e do Caribe – sem perspectiva de retorno no curto e médio prazo. Se as tendências atuais continuarem, 6,5 milhões de venezuelanos poderão estar fora do país até o final de 2020.

O Plano Regional de Resposta a Refugiados e Migrantes (RMRP) de 2020, lançado na capital colombiana, Bogotá, é uma ferramenta de coordenação e captação de recursos estabelecida e implementada por 137 organizações. Eles estão trabalhando em toda a região, com o objetivo de atingir quase quatro milhões de pessoas – incluindo refugiados e migrantes venezuelanos e comunidades anfitriãs – em 17 países.

O RMRP 2020 é o resultado de um amplo processo de consulta de campo, envolvendo governos anfitriões, sociedade civil e organizações religiosas, comunidades locais e doadores, bem como refugiados e migrantes.

O plano inclui ações em nove setores-chave: saúde; educação; segurança alimentar; integração; proteção; nutrição; abrigo; itens de socorro e transporte humanitário; e água, saneamento e higiene (WASH). Além da resposta de emergência, o RMRP 2020 foca em garantir a inclusão social e econômica de refugiados e migrantes.

Somente por meio de uma abordagem coordenada e harmonizada será possível atender efetivamente às necessidades de larga escala, que continuam a aumentar e evoluir à medida que a atual crise se aprofunda”, disse Eduardo Stein, Representante Especial Conjunto do ACNUR-OIM para refugiados e migrantes venezuelanos. “Para esse fim, o apelo do RMRP para 2020 é um dos principais instrumentos para mobilizar recursos para ações coletivas e coordenadas.

Apesar de muitos esforços e outras iniciativas, a dimensão do problema é maior do que a atual capacidade de resposta, por isso é necessário que a comunidade internacional dobre esses esforços e contribuições para ajudar os países e organizações internacionais a responder à crise”, afirmou Stein. “É necessário mais apoio aos governos, com foco nas preocupações de desenvolvimento, além das necessidades humanitárias imediatas“.

O RMRP 2020 é o produto da Plataforma Regional de Coordenação Interagencial, o mecanismo de coordenação para resposta à crise venezuelana de refugiados e migrantes, é co-liderado pelo ACNUR e pela OIM e envolve uma ampla gama de organizações da ONU, ONG e sociedade civil.

Fonte: https://www.acnur.org/