76º Encontro Geral

Com o tema: ‘O Grande e Definitivo Despertar’, o 76º Encontro Geral reuniu mais de 600 pessoas, entre os dias 7 a 9 de março, na Comunidade-Luz Figueira. As demais Comunidades-LuzNúcleos–LuzCentros MarianosMissões Humanitárias nacionais e internacionais, acompanharam as transmissões online através da Misericórdia Maria TV.  Estes encontros têm como objetivo reunir os colaboradores para uma atualização geral sobre os diversos setores da obra.

Na abertura, o membro do Conselho de Guia Permanente, frei Supremo, descreveu a realidade dos migrantes venezuelanos, indígenas e não indígenas, que chegam diariamente aos estados que fazem fronteira com a Venezuela em condições deploráveis: física, psíquica e interiormente. Segundo o frei, parte deles está sendo acolhida nos abrigos e a outra parte faz ocupação espontânea em diversos pontos da cidade, como estabelecimentos abandonados.

76º Encontro Geral

“A população local se sente ameaçada e os rejeita. Atribui a eles o aumento da violência, roubos e a diminuição nas ofertas de emprego.  Estamos nos empenhando em encontrar soluções duradouras para atender pelo menos os que estão nos abrigos. Buscamos opções que demonstrem novos caminhos a essas pessoas que carecem de uma oportunidade para refazer suas vidas”, relatou frei Supremo.

O gestor geral da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI), frei Luciano, falou no segundo dia do Encontro sobre os sentimentos de generosidade, compaixão, amor absoluto, espírito incondicional e paz, que estão dentro de cada ser humano. E sugeriu que cada participante perguntasse a si mesmo: “Onde estão estes sentimentos dentro de mim? O que interfere para que eles se manifestem?”.

76º Encontro Geral

Madre Maria Shimani de Montserrat, monja consagrada da Ordem Graça Misericórdia, iniciou sua fala lembrando a todos que “o conhecimento nos fará livres”. “Devemos conhecer a nós mesmos. Não para promovermos a nossa personalidade, mas para sabermos qual a nossa tarefa no Plano Maior”, ressaltou.

76º Encontro Geral

Serviço e amor abnegados

Madre Maria do Salvador, membro do Conselho de Guia Permanente e coordenadora da Comunidade-Luz Figueira e Casa Luz da Colina, pontuou que o serviço e amor abnegados estavam entre os principais temas e atualizações abordados durante o Encontro Geral.

De acordo com a madre, estar presente com outros irmãos servidores foi muito importante porque segundo ela, juntos, puderam renovar o chamado para o serviço. “Devemos estar sempre preparados para aquilo que é necessário para o outro. Isso significa não estarmos preocupados conosco mesmos e com nossas pequenas dificuldades, mas com a dificuldade planetária, dificuldades dos países e locais. Assim, podemos estar bem atentos ao amor e eliminar as indiferenças dos nossos corações”.