“Armagedom, o ciclo da grande renovação” foi o tema central do 60º Encontro Geral de Figueira, realizado de 15 a 18 de março nas instalações de F2, uma das áreas da Comunidade-Luz Figueira. Assistiram cerca de 900 pessoas provenientes de diversas cidades do Brasil e de outros 16 países. As partilhas foram transmitidas também para todas as Comunidades-Luz.

Na jornada inaugural os participantes foram atualizados sobre o crescimento do trabalho em todo o planeta. Foram expostos os planos de expansão geográfica e de melhora da infraestrutura dos Centros Marianos, das Comunidades-Luz e dos monastérios da Ordem Graça Misericórdia, assim como os projetos da Associação Maria, da Misericórdia Maria TV e da Irdin Editora. Também compartilharam-se os desafios e compromissos que têm pela frente os Filhos de Maria e toda a obra espiritual iniciada há 30 anos pelo filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto.

Esta primeira reunião foi conduzida pela Madre María Shimani de Monserrat, Frei Supremo, Frei Luciano e Madre María del Salvador, todos eles monges da Ordem Graça Misericórdia e integrantes do Conselho de Guia Permanente da obra espiritual.

Na sexta-feira foi difundida uma partilha sobre os “Mundos Sutis”, que foi especialmente gravada por José Trigueirinho, que se encontra em retiro eremítico. Nos dias sucessivos, Frei Luciano e Madre Shimani realizaram reflexões sobre o tema do Encontro: “Armagedom, o ciclo da grande renovação”. O coral das Comunidades-Luz apresentou diariamente uma canção espiritual.

Outras novidades

Estande das sementes

De maneira complementar às conferências, foram habilitados locais especiais onde as diferentes filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional puderam interagir com os presentes.

A livraria da Irdin Editora colocou à disposição quatro novidades: o livro Sagrados Reinos da Natureza, lançado pela Associação Maria; o pen-drive Atributos dos Monastérios; CD’s com partilhas de José Trigueirinho resgatadas de gravações de fitas de áudio dos anos de 1988, 1989, 2000 e 2001; o calendário especial Uma flor para cada dia, com pensamentos extraídos de livros de Trigueirinho.

Os títulos mais demandados foram: Sagrados Reinos da Natureza; Supraterrestre – Vol. I, de Helena Roerich; Segunda Vinda de Cristo – Vol. III, de Paramahansa Yogananda; e Páginas de Amor e Compreensão, de Trigueirinho.

Sagrados Reinos da Natureza reúne fotografias obtidas em 33 países de todo o mundo e mensagens transmitidas pelos Mensageiros Divinos através de monges videntes da Ordem Graça Misericórdia. De acordo com a sinopse do livro, este busca conscientizar sobre a integração harmônica que existe entre os Reinos e despertar sentimentos de irmandade, gratidão e reverência por todos os seres que acompanham a irmandade em sua evolução espiritual no planeta.

Testemunhos

“Com toda a informação que nos foi dada, sinto-me renovada, cheia de esperança, com muita alegria interna e muita paz”, compartilhou Gisela Mago, venezuelana residente no Canadá.

Bosque da Fraternidade

“Estamos cheios de gratidão por toda a instrução que recebemos e pela experiência de vida comunitária que vivemos, o que nos enriqueceu muitíssimo como família”, comentou Zulma Montañez, que chegou da Colômbia com seu esposo e dois filhos.

“Sinto uma grande fraternidade, um grande amor que me impulsiona a me colocar a serviço de Deus e a me perguntar continuamente em que posso ajudar mais”, revelou Teresa García, do México.

“Impactou-me a ausência física de Trigueirinho. Sinto que há uma mudança importante, um novo ciclo, e estou tratando de me adaptar a essa nova realidade, com toda a fé e todo o amor”, apontou Cristina Jaramillo, do Equador.

Stande da Associação Maria

“Este Encontro nos permitiu adquirir uma compreensão mais clara da amplitude e diversidade da obra e nos ajudou a identificar o setor no qual cada um pode contribuir, de acordo com o seu perfil”, disse Juan, colaborador chileno.

“Traz uma alegria muito grande ver a dimensão que o trabalho vai adquirindo. Saber quão importante é a participação de cada um, por menor que seja, para a manifestação dessa obra de amor que desperta um maior compromisso com os Mensageiros Divinos”, sintetizou Germano da Silva Cabral, de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil.