“O setor musical que inclui o coral, músicos instrumentistas, etc, através da música deve realizar um trabalho de transmutação, não só pessoal mas também ambiental”. Trigueirinho

 

A apresentação de fim de ano do programa Música para a Cura e Elevação da Humanidade foi intitulada de “Renascer do Amor”. A mesma foi uma extensão do “Amor Universal”, tema da edição passada e parte de uma trilogia (Cosmogonia, os Espelhos, Amor Universal – Renascer do Amor). Essa noite final contou com uma considerável presença física, “a maior assistência de público que o evento já teve no transcurso deste ano”, segundo comentários da equipe de produção.

O evento foi realizado no mês de dezembro passado, no salão de F2, área da Comunidade-Luz Figueira. Contou com a direção musical de Frei Benedetto, monge da Ordem Graça Misericórdia, conjuntamente com uma equipe técnica e musical que incluiu convidados, membros residentes e estáveis das Comunidades-Luz e voluntários.

Renascer do amor

“…Então, teremos composições que nos ajudem a nos interiorizar, a ir para dentro e experimentar…”. Trigueirinho

No último encontro do ano 2018, que foi oferecido por Música para a Cura e Elevação da Humanidade, foi apresentada uma variada seleção musical inspirada no tema escolhido para a noite. Assim, foi possível apreciar em uma primeira apresentação um grupo de Cinco Miniaturas Brasileiras, do compositor Edmundo Villani-Côrtes. Posteriormente, o coral das Comunidades-Luz interpretou, de sua autoria, Amor ao Invisível. Os temas Ave Maria no Morro, de Herivelto Martins e Santa Flor, composição de Fernando Guimarães, Thanizia Colares e Carlos Assunção, também se fizeram sentir.
O grupo de música barroca Lux Sonora interpretou o Concerto Fatto per la Notte di Natale, de Arcangelo Corelli; Concerto Grosso in G Minor, de Giuseppe Torelli; Ária Sulla Quarta Corda, de Johann Sebastian Bach e; com a participação do Coral das Comunidades-Luz, Tollite Hostias, do compositor Camille Saint-Saëns.

No transcurso do programa, entre algumas interpretações musicais se projetaram vídeos instrutivos, o primeiro baseado em Alquimia do Amor, do poeta sufi Rumi; um vídeo de um trecho de uma Mensagem de São José, recebida em 12/01/2018 e o videoclipe do Menino Rey da Comunidade-Luz Nova Terra.

Créditos de uma representação final

Um final de ciclo de um evento que se levou adiante durante uma temporada anual tem suas peças-chave. Essa noite não foi exceção e isso foi demonstrado com a grandiosa apresentação dos participantes, pois tiveram um desempenho impecável. Assim, cabe mencionar a equipe de Música para a Cura e Elevação da Humanidade, o Coral das Comunidades-Luz, e os convidados dessa noite especial: Lux Sonora, Érika Moreira, Gilson Barbosa, Marcelo Bonfim, Fernando Siqueira, Patrícia Marchiori, Débora Davi e Rose Dália Carlos. O esforço de todo um ano das figuras que durante a temporada, de diferentes maneiras, passaram pelo cenário e que essa noite não estiveram presentes também se fez visível nesse cenário.

Compartilhando experiências

Wenda Isique, de 34 anos de idade, do Rio Grande do Sul e em visita à Carmo da Cachoeira, pode finalmente assistir de maneira presencial a um encontro de Música para a Cura e Elevação da Humanidade. “Um belo dia, um companheiro da universidade onde trabalho, cujos pais vivem em Carmo, me passou esse link do programa. Nesse dia, por problemas pessoais, eu não me sentia muito bem e de maneira automática o abri. Foi mágico, me senti transportada pelas imagens que projetavam, como que se estivesse em outro lugar, imediatamente soube que estaria algum dia da minha vida aqui e… enfim, aqui estou, pude vir! Essas vozes, essas letras, tudo é tudo, sentia a necessidade de vir e, ao estar aqui, me senti parte de tudo, sempre que vejo pela internet minha vida muda, de verdade. Agora nem acredito, mas obrigada a todos os artistas por esse trabalho tão profundo”.

A soprano Érika Moreira, de Campinas, professora de música e participante do evento, comentou o seguinte: “É minha primeira vez aqui em Figueira, ainda que já sabia do trabalho de Trigueirinho, através de um grupo de estudo que temos sobre seus livros e partilhas. Mas realmente, minha primeira vez aqui foi para esta edição de Música para a Cura e Elevação da Humanidade. Aqui vivi um propósito que jamais tive: cantar para servir a Deus”.

Gabriela de Paula Arruda, atriz, apresentadora no evento por meio do alegórico livro de Sabedoria, manifestou “Eu só posso dizer obrigada, obrigada por ter podido compartilhar com todas essas pessoas. Cada um entrega o melhor de si, vencendo os desafios mês a mês. Todos se entregam com muito amor. Isso para mim é uma inspiração, obrigada pela oportunidade de me permitir oferecer um pouco para este trabalho”.

Mara Fernández, membro estável da Comunidade-Luz Figueira, diretora de cenografia do evento, trabalha conjuntamente com Frei Renatto, monge da Ordem Graça Misericórdia, que é o diretor artístico, além de uma equipe de aproximadamente dez pessoas. Ela compartilha: “Comecei a trabalhar em Música para a Cura colaborando, então minha consciência começou a se ancorar na tarefa, aprofundei muito em meu ser interno, tanto que tenho a certeza que o programa despertou minha linhagem espiritual. Foi um processo intenso e importante”.

Nova Temporada

Sem dúvida que 2019 apresentará novos desafios e novas oportunidades para a difusão deste programa. No momento, as apresentações ao vivo entram em recesso durante janeiro e fevereiro. Nestes meses, somente haverá retransmissões. Resta estar atentos a um novo chamado.

https://www.misericordiamariatv.org/