“Melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão”
sabedoria japonesa

O Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo, Sagrada Casa de Maria, Mãe Paulista, recebeu o evento “Milagres revelados em um encontro” no último dia 18 de novembro.

O encontro de instrução teve início com a apresentação do coral do Núcleo com músicas e orações especialmente dedicadas aos Reinos da Natureza. Na sequência, houve a audição da gravação de uma palestra ministrada pela filósofa Sônia T. Felipe e a exibição do documentário “Vida em extinção”.

Reinos da Natureza

Em novembro de 2016, a Rede-Luz do sul do Brasil em Florianópolis promoveu o 1º Encontro “Amor aos Reinos da Natureza”. Por se tratar de informações relevantes sobre a situação planetária, o filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto recomendou a difusão do material desse Encontro. Desde então, integrantes da Rede-Luz vem peregrinando e mostrando o conteúdo nos Núcleos e nas Comunidades-Luz.

Sônia T. Felipe é doutora em Teoria Política e em Filosofia Moral, pioneira na reflexão filosófica acadêmica sobre ética animal e ambiental. “As pessoas só veem o que estão preparadas para ver”, assim foi o inicio a palestra. Mediante uma pesquisa minuciosa e detalhada, a filósofa expôs a situação atual do processo de produção de carnes e derivados animais, revelando o impacto devastador da alimentação humana sobre o meio ambiente.

Os números são assustadores, por exemplo: segundo a autora, na produção de um simples bife (100 gramas) de carne bovina são necessários 11 quilos de ração e 34 litros de água (somando a água gasta na bebida do animal, no cultivo da ração e no abate).

Ações humanas afetam ecossistemas

O documentário “Vida em extinção” retrata o “Antropoceno”: período atual no qual a ação humana tem afetado significativamente o clima e o funcionamento dos ecossistemas da Terra. Particularmente é explicitada a influência decisiva dos oceanos no clima do globo terrestre e expõe o quanto o ser humano está degradando os mares, em ritmo acelerado.

Um dos slogans ambientalistas mostrado no filme: “Mude sua dieta e salve o planeta”, corrobora, junto com o estudo de Sônia Felipe, a necessidade premente de mudança da dieta humana.

Amarista, coordenadora da Rede-Luz Planetária, comentou: “É muito triste ter contato com essa verdade e se dar conta da tragédia que acontece todos os dias da qual fazemos parte. Depois do susto, surge a pergunta: como podemos nos colocar para equilibrar essa falta de consciência e de irmandade?”.

O encontro contou com a presença de 60 pessoas, entre peregrinos, residentes, monges, colaboradores e membros da Rede-Luz de diversas cidades do estado de São Paulo. A reunião de conscientização terminou com um almoço vegano.

O Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo desenvolve importante tarefa junto aos reinos vegetal e animal: preservação da vegetação nativa e convivência harmoniosa entre animais silvestres e domésticos com os seres humanos.

Informações:

nucleosp@comunidadefigueira.org.br