Colaboradores do Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo, filiado à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, desenvolveram um serviço de apoio às pessoas carentes com problemas de visão, residentes na cidade de Carapicuíba, Brasil, onde o Núcleo-Luz está localizado. Para isso contou com a colaboração de profissionais de optometria, que realizam a avaliação dos pacientes e indicam, quando o caso, óculos de grau.

Em 22 de junho passado foi realizada a entrega de lentes a 57 beneficiários, entre crianças, jovens e adultos. Essa ação se desenvolveu por horas durante a tarde, no salão comunitário da Igreja São Miguel, localizada na Vila Tonato, e contou com o apoio de monjas da Ordem Graça Misericórdia. Na ocasião a líder comunitária, Dona Maria Faria, foi homenageada por conta de seu aniversário.

A entrega dos óculos culminou uma assistência que teve início em 7 de maio com uma jornada de consultas com optometristas. Desta vez, sete profissionais atenderam um total de 74 pessoas de todas as idades, e contaram com a ajuda de 18 voluntários do Núcleo-Luz e da Rede-Luz de São Paulo. O serviço e os óculos foram custeados por doações de colaboradores e particulares.

Foi a segunda atividade grupal de apoio a vizinhos com problemas de visão. A primeira foi realizada na sede do Núcleo-Luz em São Paulo, em abril de 2016. Na ocasião, uma optometrista voluntária atendeu 26 crianças e adultos, em dois turnos (manhã e tarde). Para que fosse possível, foi realizado treinamento prévio com colaboradores do Núcleo-Luz. Nesse dia, os presentes compartilharam o lanche e o almoço.

Encontros Semanais
Este serviço surgiu a partir dos encontros que o grupo do Núcleo-Luz de São Paulo organiza todas as quintas-feiras, há cinco anos, com crianças e mães de Carapicuíba. Nessa convivência, são identificadas diversas necessidades que vão sendo atendidas na medida das possibilidades. Algumas ações já encaradas incluem distribuição de alimentos, roupas, calçados e brinquedos, apoio à reforma de moradias com mutirões de construção, provisão de materiais e móveis, assim como assistência de saúde, com o acompanhamento de consultas médicas e tratamentos.

Os voluntários do Núcleo-Luz oferecem também a estas famílias atividades de formação e interiorização como oficinas de alfabetização, confecção, tear, malharia, desenho, mandala, cozinha, exercícios de consciência corporal, roda de debates, entre outras atividades.

“O dom do vosso grupo de almas é o serviço por meio da cura, cura que descobrirão mediante o ato da oração e da união confiada ao Meu Coração Imaculado. Agora, às portas de vossas vidas, chegarão almas sofredoras, solitárias e vazias, que há muito tempo não encontram ao Deus do Amor”.

(Mensagem transmitida por Maria, Mãe e Senhora da Caridade, ao vidente Frei Elías del Sagrado Corazón
no Núcleo-Luz de São Paulo, em 24 de junho de 2014)