Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), recebe muitas doações de alimentos diversos e, em especial, de verduras e legumes de vizinhos que são pequenos agricultores e, às vezes, ofertam à Comunidade-Luz o excedente de suas colheitas.

Colheita no sítio vizinho

“Há pouco tempo recebemos um chamado que havia disponível em um sítio uma quantidade grande de repolhos. Em seguida nos organizamos para buscar com o caminhão. Dividimos esta doação em duas partes: uma quantidade foi para a alimentação do Reino Animal e outra para o consumo humano. Destes repolhos que foram para o consumo humano, repassamos uma parte para famílias de baixa renda de Teresópolis e a que ficou para a comunidade nós transformamos”, explicam os residentes da Comunidade-Luz.

Carregamento da doação

Sim, o repolho se transformou em várias refeições e também em chucrute e kimchi, que são fermentados muito simples de fazer e muito ricos em probióticos. Os fermentados podem ser armazenados por meses e consumidos ao longo deste tempo após completada a sua fermentação inicial. O chucrute melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, ajuda na saúde do coração, reduz inflamações e alergias, entre outros benefícios.

Conservas de repolho – chucrute e kimchi

“Assim, mesmo que a quantidade da doação seja maior do que podemos consumir de imediato, nada se perde. Desta forma, emitimos nossa gratidão e reverência ao universo, abrindo caminhos para a manifestação do que é necessário sempre”, agradecem.