Com mais de trinta anos de experiência em educação musical, o Mestre José Carlos Bago d’ Uva ficou impressionado com a capacidade vocal das crianças e jovens do coral da Associação Internacional Canarinhos da Amazônia Embaixadores da Paz (AICAEP) em Pacaraima.

“Não me lembro de encontrar crianças com tamanho potencial. Eles têm um ritmo de aprendizagem tão grande, tão rápido, tão impressionante, que você consegue escutar aí vibrações vocais, harmonias vocais, que é uma coisa muito rara”, ressalta José Carlos.

As crianças que participam do coral são chamadas carinhosamente de “Canarinhos” em referência ao pássaro canário-da-terra, espécie nativa do Brasil reconhecida pela beleza de seu canto. Cerca de 100 crianças e jovens venezuelanos participam do projeto atualmente, muitos são indígenas.

Os encontros com o músico português aconteceram entre os dias 11 e 15 de agosto na sede do coral em Pacaraima, cidade em Roraima na fronteira do Brasil com a Venezuela. José Carlos realizou oficinas e práticas musicais não apenas com as crianças, mas também com os pais dos “Canarinhos”. Muitos tiveram a oportunidade de cantar em um coral pela primeira vez.

Aqui você vê que está com seres muito especiais. Quando você vê que crianças indígenas cantam juntas com crianças não indígenas, já foi uma conquista que através deste projeto se conseguiu vencer. Alguns vem do abrigo de refugiados, outros da rua onde vivem. Apesar de viverem nesta condição de caos, neste momento do canto lhes é dado valores necessários para se trabalhar em grupo com ordem e disciplina. O contato direto com estes irmãos te dá então este sentido de verdade, em que estes irmãos também são parte de você. Não me lembro de chegar a sentir estas sensações que senti durante estes dias”, finaliza José Carlos.

O grupo existe há vinte e seis anos e foi idealizado pela maestrina amazonense Miriam Nascimento Blos. Desde setembro de 2018 o coral “Canarinhos da Amazônia” é apoiado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional em parceria com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e com a Operação Acolhida do Governo brasileiro.

José Carlos Bago d’ Uva é colaborador voluntário da Fraternidade (FFHI) em Portugal desde 2014. No Brasil ele teve passagens pela Comunidade-Luz Figueira, onde participou de edições do Música para a Cura e Elevação da Humanidade  e como realizador de oficinas de música e coral para jovens e adultos.