“ÁRVORES SAGRADAS”

Uma grande árvore, criada no centro do cenário, que representa o Reino Vegetal, foi o ambiente propício que acolheu todos os presentes na quinta edição do novo ciclo de Música para a Cura e a Elevação da Humanidade (MCEH). Este programa de Misericórdia Maria TV foi transmitido ao vivo na quarta-feira, dia 23 de maio de 2018, da Comunidade-Luz de Figueira, em Minas Gerais, com a intenção de irradiar paz para todo o planeta e expandir a consciência por intermédio da música.

O coral e a grande árvore

“Árvore Sagrada” foi o tema da edição de maio, quando um total de 75 pessoas participaram dessa produção. Entre elas estavam coralistas e músicos dos corais das Comunidades-Luz, corais coligados e outros convidados, alguns que participaram pela primeira vez.

Neste novo ciclo de MCEH, iniciado em dezembro passado, algumas novidades foram desenvolvidas para trazer mais dinamismo. Também foi desenvolvida uma trilogia de vídeos de instrução baseada na essência de diversos instrutores, como José Trigueirinho, Madre Maria Shimani de Monserrat e outros. Um aporte muito interessante para o programa é de que a mensagem chegue de outra forma e passe mais fortemente através da música, que é complementada com as imagens e a história contada a partir da leitura de um livro nas mãos do apresentador, Henrique Moretzsohn, ator e cantor do Teatro Municipal de São Paulo.

O apresentador

“É um presente muito grande poder estar servindo aqui com isso que amo tanto fazer: arte, música e, ainda mais, falando neste mês sobre os reinos e as árvores. A mensagem que traz é muito forte, desenvolve mais esse apreço e consciência sobre a missão desses seres, que é muito maior do que fazer fotossíntese e purificar a atmosfera; elas trazem consciências espirituais e as aterram nas raízes, transmutando a energia da terra. Através do meu trabalho, me coloco como um instrumento de Deus para ajudar a elevar a consciência das pessoas e para que ocorra uma troca energética. Para mim, a arte, em todas as suas manifestações, tem um poder muito transformador…”, disse Henrique.

Neste mês, foi apresentado o seguinte repertório:

  • Sonatina, Op. 100. Compositor: Antonín Dvořák.
  • Apresentação do vídeo 1 da trilogia temática do MCEH: A Vida das Árvores.
  • Sagrada Árvore, Sagrada Vida. Compositor: Coral das Comunidades-Luz.
  • Apresentação do vídeo 2 da trilogia temática do MCEH: Céu e Terra.
  • Vá, Pensamento. Compositor: Giuseppe Verdi.
  • Árvore da Vida. Compositor: Coral das Comunidades-Luz.
  • Apresentação do vídeo 3 da trilogia temática do MCEH: Árvores Sagradas.
  • A Cura. Compositor: El Toco.
  • Sonatina, Op. 100.

Jéssica Casali, de 24 anos, catarinense, cantora de uma dupla chamada Café, foi convidada por Frei Paulo (monge da Ordem Graça Misericórdia e diretor do programa) para participar do MCEH, interpretando a música “Cura”, de Daniel Toco, no trio com a Irmã Maria Jerusalém e Frei Sebastian.

“Para mim, tem sido um crescimento pessoal sem tamanho. Não consigo descrever: no primeiro dia, caí direto na sala de ensaio e, em seguida, me senti bem diferente. Senti que subi nos degraus da vida só de estar aqui”, disse Jéssica.

Frei Seferias de Tarcio, músico e regente, monge da OGM, foi convidado a reger o trecho da Ópera de Nabucco, de Verdi, conhecido por “Vá, Pensamento” (“Va, Pensiero”). “É uma obra que tem a ver com o tema Árvore da Vida, porque essa música traz essa majestosidade das árvores, que é a característica admirável de toda valsa clássica, ser forte e firme, como são as árvores, e – ao mesmo tempo – verticais, que se elevam e têm essa copa frondosa. Essas grandes árvores e esta obra, do ponto de vista musical, podem ser associadas a uma grande árvore em sua estrutura harmônica e melódica”, afirmou o frei.

“Em se tratando da consciência do Reino Vegetal, neste programa tivemos a visão de recriar uma árvore, seguindo o fio do roteiro e seguindo a energia da Mãe Natureza, pois a árvore é um símbolo de conexão entre o Céu e a Terra. A árvore é como uma das máximas expressões do Reino Vegetal, em altura e porte, suas ramificações, sua expressão no plano horizontal, sua abertura para com seus irmãos. Sinto que existe um campo muito amplo através da arte e este programa nos dá a oportunidade de manifestá-lo. Uma imagem assim de uma cenografia mais artística, que integra a iluminação, a música, dá um impacto visual, que chega a muitas consciências de diferentes maneiras, completando a mensagem dos reinos e possibilitando que todo tipo de pessoa possa se conectar com o que queremos transmitir”, compartilhou Mara Fernandez, argentina que vive na Comunidade-Luz de Figueira, no Brasil, e que esteve a cargo da conceitualização do cenário, junto ao Frei Renato, da Ordem Graça Misericórdia, e de outros colaboradores, que ajudaram a preparar a cenografia.

“Senti que foi muito harmonioso e percebi um maior grau de profissionalismo na produção. Também percebi muita qualidade humana, uma energia de empatia com o público. A mensagem foi muito clara e deu para se aprofundar no Reino Vegetal. Pareceu-me impecável”, relatou Celina Albornoz, argentina e colaboradora da Comunidade-Luz de Figueira.

O programa Música para a Cura e a Elevação da Humanidade, como o próprio nome diz, tem essa característica de, através das músicas, das diversas apresentações, gerar uma atmosfera na qual as almas das pessoas que participam do evento vão se elevando e tocando planos de existência mais sutis, de onde se recebe a ajuda espiritual de que necessitam para a cura. É algo que nos ajuda todos a nos elevar, com o auxílio da música, com uma vibração que nos eleva lentamente. E recebemos a ajuda interna à medida que nos abrimos para apreciar as obras.

Mais informações:

https://www.fraterinternacional.org/musica-como-elevacao/