De 8/4 (domingo) a 14/4 (sábado)

Reunião com as artesãs

No dia 14/4, ocorreu uma reunião com as 50 artesãs do abrigo da Casa de Passagem em Pacaraima (RR), para distribuir o material de artesanato. Ressaltou-se a necessidade de valorização do trabalho artesanal. Comentou-se a importância de que as artesãs comprem seus próprios materiais, a partir da venda das mercadorias. Estipulou-se que metade do valor do artesanato seria para comprar matéria-prima e que o restante seria o lucro. Como a matéria-prima está sendo fornecida gratuitamente, as artesãs estavam vendendo as mercadorias por um preço que não cobria nem o valor do material usado.

Aniversário

Com autorização do Exército, realizou-se a comemoração de um aniversário de 15 anos no abrigo no dia 13/4. A festa contou com um grupo de músicos, com bolo e balão, mas sem bebidas alcoólicas.

Aniversário

Padre da Venezuela

No dia 8/4, o abrigo recebeu a visita do padre Inocêncio, vigário da comunidade católica de Tucupita, Venezuela, de onde veio a maioria dos índios Waraos que estão na Casa de Passagem. Ele foi conhecer a situação do abrigo e voltará para fazer um acompanhamento.

Chegada de Waraos

Já no dia 9/4, houve a chegada de 30 Waraos, vindos da Venezuela. A princípio, eles foram impedidos de entrar no abrigo, pois o limite de 500 abrigados estava esgotado. Então, o Exército fez um novo cadastramento e constataram-se algumas vagas. Dessa forma, os novos imigrantes foram recebidos, de modo que o limite foi ultrapassado e completou-se o quantitativo de 514 pessoas.

Caixa d’água

Obra de base da caixa d’água

Devido à questão da carência de água, no dia 12/4, o Exército iniciou uma obra de base da caixa d’água, para que possa receber 10 mil litros, que será abastecida com caminhão-tanque.

Reunião sobre a permanência dos Waraos

Por sua vez, no dia 11/4, foi realizada uma reunião com o prefeito do município de Pacaraima, a diretora do posto de saúde, um integrante dos mórmons, membros da Defensoria Pública da União e um representante do Governo do Estado. O tema principal foi a permanência dos Waraos na cidade.

O representante da comunidade indígena local sinalizou sua insatisfação com a presença dos Waraos em Pacaraima. Ele alega que há muita gente chegando doente, pedindo esmola nas ruas, sem trabalhar, entre outras questões. Apesar de entender a necessidade premente de acolhimento dos refugiados, ele fez várias observações, enfatizando que os indígenas brasileiros não estão sendo atendidos, em benefício dos imigrantes venezuelanos.