Segunda-feira 06/11 a domingo 12/11

Segunda-feira 06 de novembro

Representantes do Acnur no abrigo

Representantes de Brasília e do exterior do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) visitaram o CRI – Centro de Referência ao Imigrante. Eles estavam acompanhados por um membro do Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes). Os visitantes foram recepcionados com uma dança típica dos Waraos e a exposição de peças de artesanato.

Quatro estagiários do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiram de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) passaram a semana no abrigo realizando trabalho de conclusão do curso.

Neste dia, um dos estagiários participou de atendimentos de saúde, deu apoio na escola e fez assepsia nas cabeças de várias crianças que estavam com piolho.

Exposição de artesanato

Aulas na escola do abrigo e projeção de vídeos educativos.

Corte de unhas e atividades recreativas com as crianças.

Atendimentos básicos de saúde.

De noite, uma indígena com câncer no útero foi socorrida e levada ao Hospital Geral de Boa Vista com muitas dores e sangramento. A imigrante foi levada ao hospital por um casal da Igreja Evangélica.

Chegada de um casal de imigrantes indígenas Warao vindos da Venezuela.

Terça-feira 07 de novembro

Projeção de vídeo

Visita de uma representante do Balcão Turístico de Roraima, local onde é feita a exposição do artesanato Warao. acompanhada de duas pesquisadoras de uma faculdade ligada à Organização Internacional para as Migrações (OIM). O grupo conversou com algumas artesãs.

Missionários fizeram visitas as barracas para verificar as necessidades do imigrantes. “Algumas pessoas só entram na quadra, onde temos maior acesso, na hora de alimentarem-se. Outras nem entram, por terem algum problema de idade ou físico”, explicou Alexandrina, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Voluntário fez a exibição de um vídeo mostrando como fazer a separação do lixo.

“O filme chamou muito a atenção das crianças e chegou no momento certo, um dia após iniciarmos a introdução dos latões de separação do lixo”, disse Alexandrina.

Membros da Igreja Assembléia de Deus estiveram no abrigo para saber da situação do local e para visitar a indígena que está com câncer. Eles conheceram a imigrante no hospital.

Quarta-feira 08 de novembro

Artesanato

Igreja Metodista levou crianças e adolescentes de 10 a 16 anos de idade, acompanhados pelos seus responsáveis, para participarem de atividades educativas na igreja.

No abrigo imigrantes realizaram diversas atividades como costura e artesanato (bijuterias, instrumentos, lanças e redes).

Professora e alunos do curso de Mestrado de Saúde, Educação e Meio Ambiente estiveram no abrigo para conhecer suas necessidades e de que forma poderiam atuar em colaboração com a Fraternidade.

Realizados atendimentos de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) Leste.

Membro do Ministério da Saúde de Brasília, que trabalha com a saúde de crianças e gestantes, acompanhada de funcionário da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau/RR) estiveram no abrigo. Eles conheceram as necessidades da população do local para estabelecer ações de saúde.

Imigrante indígena que estava vendendo artesanato em semáforo de Boa Vista teve seu material apreendido pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), com a ajuda da Guarda Civil Municipal.

Quinta-feira 09 de novembro

Voluntários

Ajuda dos estagiários na área de saúde e diversos.

Lavagem de cabelos das crianças, aplicação de medicamento para retirar os piolhos.

Criança foi levada ao hospital por apresentar falta de ar.

Três indígenas da etnia Panare ficaram embriagados e foram afastados do abrigo.

Sexta-feira 10 de novembro

Indígenas da etnia Panare produzindo artesanato

Membros da Pastoral Universal e do Centro de Migrações e Direitos Humanos (CMDH) levaram 50 crianças de 5 a 12 anos, e seus responsáveis, para atividades de recreação fora do abrigo.

Vistas nas barracas do abrigo, com conversas, cantos e brincadeiras. Os casos de saúde foram encaminhados para atendimento com médica no CRI.

Famílias com bebês recém-nascidos no Brasil pediram informações sobre como registrá-los.

Corte de unhas das crianças.

Recebimento de doações de alimentos (arroz, feijão, farinha, açúcar e sal).

Limpeza do container usado para armazenamento de alimentos.

Sábado 11 de novembro

Curso de Terapêuticas Externas

Limpeza da escola e recolhimento das crianças para as aulas.

“Percebemos que as crianças permanecem muito dispersas, sendo difícil mantê-las focadas em uma tarefa. Temos que ter muito amor e atenção com isso, pois um dia se elas precisarem frequentar uma escola terão dificuldades”, disse Alexandrina.

Início do Curso de Terapêuticas Externas e Aromaterapia, promovido pela Rede-Luz de Boa Vista e ministrado por uma médica da Rede-Luz do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, e teve a participação de membros da Rede-Luz, missionários, monastério e colaboradores.

Acompanhamento de mãe com um filho de apenas um mês no Hospital da Criança. O bebê apresentava tosse e resfriado. No hospital foi constatada anemia e feita prescrição de medicamentos.

Logo após a finalização da distribuição do jantar, um indígena que estava embriagado se afogou com o alimento e ficou sem ar. Foi feito atendimento de primeiros socorros por um missionário da Fraternidade e com a ajuda de policiais. Após os procedimentos, inclusive com respiração boa a boca, o imigrante foi reanimado e levado ao hospital em uma ambulância. Todo o fato ocorreu no escuro, pois o abrigo estava sem energia elétrica desde o começo da noite.

Atividade com mães e bebês

Domingo 12 de novembro

Distribuição de materiais de higiene pessoal para os imigrantes do abrigo, e limpeza do container onde foi realizada a ação.

Atividades de arte com as crianças na escola e de limpeza do local.

Organização dos armários da escola e materiais escolares.

Corte de unhas das crianças.

Ajuda às mães de bebês na harmonização dos ambientes onde os recém-nascidos ficam.